Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22j - Trabalho e saúde docente

25888 - O TRABALHO E A SAÚDE DE PROFESSORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO - SP
CARLOS EDUARDO CERVILIERI - USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, VERA LÚCIA NAVARRO - USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
Mudanças no mundo trabalho têm levado à precarização das condições e das relações de trabalho e afetaram a saúde dos trabalhadores. Estudos com professores sinalizam que a categoria profissional sente estas mudanças que implicaram em intensificação e precarização do trabalho. Com tendência a piorar no Brasil com a vigência da “reforma trabalhista”, retirando direitos e garantias dos trabalhadores.


Objetivos
A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho de professores da rede pública. Objetiva conhecer as condições de trabalho, a fim de estabelecer relações entre os problemas de saúde relatados pelos profissionais e sua atividade laboral.


Metodologia
A pesquisa está dividida em duas etapas: na primeira etapa, já concluída, foi realizada uma revisão bibliográfica da produção científica que aborda a questão do trabalho e saúde de professores no período de 2012 a 2017, somando um total de 9.037 publicações. A revisão foi feita através das seguintes bases de dados: SciELO, PsycINFO e Google Acadêmico.
A segunda etapa será de realização de entrevistas. Estão previstas a realização de entrevistas com 20 professores da rede pública estadual pertencentes ao município de Ribeirão Preto (SP). As entrevistas serão realizadas a partir de roteiro pré-estabelecido e contarão com questões abertas e fechadas.


Resultados
Os dados da primeira etapa, já concluída, revelam uma tendência de aumento dos adoecimentos e afastamentos dos professores nos últimos cinco anos. A maioria dos artigos produzidos neste período destaca a presença de Síndrome de Burnout, LER – Lesões de Esforços Repetitivos, estresse, problemas com a voz, postura física, problemas osteomusculares, nervosismo e adoecimento psíquico entre professores.


Conclusões/Considerações
A etapa já concluída revela aumento no número de adoecimento e afastamentos dos professores. Foi confirmado lacunas importantes entre a saúde dos professores e o ambiente de atuação profissional, apontando problemas de saúde e sofrimento em relação ao trabalho. Na análise dos dados secundários, já coletados, verificou-se que os profissionais da educação vivenciam quadro de agravamento das condições e relações de trabalho e de sua saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360