28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO22j - Trabalho e saúde docente |
23949 - RODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES BRASILEIROS EMILLE SAMPAIO CORDEIRO - UFCA, ANTONIA PRISCILA PEREIRA - URCA, MARIA DE FÁTIMA ANTERO SOUSA MACHADO - URCA, MARIA PAMELA SILVA - URCA, FRANCISCO ELIZAUDO DE BRITO JUNIOR - URCA, MILENA SILVA COSTA - UFCA, MARIA ROSILENE CÂNDIDO MOREIRA - UFCA
Apresentação/Introdução A síndrome de burnout é uma doença caracterizada pelo estado de exaustão física, emocional e mental decorrente de uma resposta crônica ao estresse vivenciado no trabalho. O docente é um profissional sujeito ao desenvolvimento dessa síndrome por diversas questões, dentre elas a sobrecarga de atribuições decorrentes do ensino, pesquisa e extensão, que comprometem sua saúde e qualidade de vida.
Objetivos Analisar a produção científica oriunda dos programas de pós-graduação stricto sensu sobre a síndrome de burnout em docentes brasileiros.
Metodologia Estudo documental realizado no mês de janeiro de 2018, mediante busca no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disparada pelos termos “burnout” AND “docente”. Foram listados 54 trabalhos, sendo possível a identificação de 36 destes, cujos resumos compuseram o corpus textual. Os resumos foram transcritos para análise com auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Como recurso, utilizou-se o método da Nuvem de Palavras, que possibilita a compreensão semântica geral do corpus, a partir do agrupamento dos vocabulários em função de sua freqüência.
Resultados Os trabalhos analisados foram defendidos nos anos de 2003 a 2017, e com maior freqüência nos anos de 2013 e 2015, com seis publicações cada. Quanto ao tipo de estudo, 28 eram dissertações de mestrado e oito teses de doutorado. O corpus textual apresentou 545 palavras distintas, sendo as de maior freqüência: estresse, relação, dimensão, saúde, escola, aluno, ambiente, profissão e exaustão emocional, com ocorrência de 47, 36, 34, 28, 24, 21, 20 e 17 vezes.
Conclusões/Considerações Os estudos apontam que a síndrome de burnout tem sido tema frequentemente explorado pelos PPGs, voltados para a descrição de preditores e mensuração dos níveis de adoecimento em docentes dos diversos segmentos educacionais. Entretanto, verifica-se a carência de estudos que abordem estratégias de promoção da saúde e prevenção da síndrome neste público. Neste sentido, sugere-se o desenvolvimento de estudos que contemplem este foco na temática estudada.
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