Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22j - Trabalho e saúde docente

23803 - FATORES ASSOCIADOS À ALTERAÇÃO DA QUALIDADE DE SONO ENTRE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NA BAHIA.
ALINE MACEDO CARVALHO FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, GLÁUBER ALEXANDRE DE OLIVEIRA FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, JÉSSICA SANTOS PASSOS COSTA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, CAMILA CARVALHO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, DENISE PEREIRA VASCO MARINHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, FERNANDA QUEIROZ RÊGO DE SOUSA LOPES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, TAMILA DO CARMO ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, NATÁLIA DO CARMO ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA


Apresentação/Introdução
Na atualidade, o ensino universitário tem acompanhado o processo histórico da rápida transformação do contexto social e da produção capitalista, que tem ampliado, para além dos limites humanos, as tensões, pressões, a intensificação e as jornadas de trabalho, ocasionando o aumento dos agravos, riscos, desequilíbrios biopsicossocial e alterações da qualidade de sono dos docentes.


Objetivos
Avaliar a prevalência da qualidade de sono ruim e os fatores associados à sua ocorrência entre os docentes do ensino superior de uma universidade pública na Bahia.


Metodologia
Estudo exploratório com delineamento transversal e amostragem aleatória. A qualidade de sono foi mensurada por meio da escala Mini-Sleep Questionnaire (MSQ). As variáveis de interesse foram aquelas relacionadas as características sociodemográficas, do trabalho, hábitos de vida, queixas de dor e experiências de trabalho avaliada pelo Job Content Questionnaire (JCQ). Foram realizadas análises descritivas, bivariadas e estimadas as prevalências, razões de prevalências, os respectivos Intervalos de Confiança (IC) e o teste do Qui-quadrado de Pearson (X²), adotando o valor de p< 0,05 para associação estatisticamente significante no modelo final apresentado.


Resultados
Foram analisadas 408 respostas sobre a qualidade de sono autorreferida entre os 423 docentes participantes. A prevalência de qualidade de sono ruim atingiu 61,3% dos docentes. Ao que se refere as características sociodemográficas e do trabalho, notaram-se maiores frequências para o sexo feminino, faixa etária entre 25 a 46 anos, situação conjugal com companheiro (a), com filhos, com vínculo efetivo e tempo de trabalho com mais de 13 anos. No modelo final, mantiveram-se estatisticamente associadas com a qualidade de sono ruim, as variáveis: horas de sono ≤ 6 horas, tempo insuficiente para a prática de atividades de lazer, dor musculoesquelética, dor de cabeça, e a alta exigência no trabalho.


Conclusões/Considerações
No contexto do trabalho do ensino superior de uma universidade pública na Bahia, nota-se que a privação do tempo de sono vem sendo uma prática frequente entre os docentes, em virtude da necessidade do cumprimento das demandas e exigências do trabalho. A alta prevalência da qualidade de sono ruim, identificada nesse estudo, pode ser uma realidade presente em outros contextos psicossociais do trabalho docente no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360