Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO22i - Saúde do Trabalhador na Atenção Primária - 2

22225 - OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO E GERENCIAMENTO DO TRABALHO E AS PERCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
RENATO PENHA DE OLIVEIRA SANTOS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO


Apresentação/Introdução
O presente estudo teve por objetivo identificar quais as penosidades presentes no cotidiano do trabalho de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município do Rio de Janeiro, a partir das percepções desses profissionais de saúde sobre o trabalho na atenção primária sob a égide de novos modelos de gestão e gerenciamento do trabalho, implantados no município do Rio de Janeiro após 2009.


Objetivos
Objetivo geral: identificar quais as penosidades presentes no cotidiano do trabalho de uma equipe da Estratégia Saúde da Família do município do Rio de Janeiro.


Metodologia
A pesquisa foi realizada durante os anos de 2015 e 2016 através de procedimentos de caráter qualitativo e de inspiração etnográfica. O estudo, inspirando-se na etnografia de caso ampliado desenvolvida por Michael Burawoy, utilizou registro em diário de campo e observação participante com a realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de uma equipe da ESF, nomeada de “Cuba”, pertencente à Clínica da Família cujo nome fictício é “Fidel Castro”, a qual está localizada na zona norte do município da cidade do Rio de Janeiro.


Resultados
Após análise do diário de campo e das entrevistas, verificou-se a predominância de mulheres na equipe estudada, correspondendo à tendência da feminização da força de trabalho na saúde. Além disso, foram caracterizadas como penosidades: a jornada de trabalho extensa, a constante interação com os usuários, o excesso de demanda de trabalho, a exigência de polivalência e mudança constante de funções no ambiente de trabalho.


Conclusões/Considerações
Ressalta-se a necessidade de aprofundar o estudo das contradições entre os valores e aspectos que envolvem esse o modelo de gestão e gerenciamento do trabalho com a lógica do cuidado e outros valores imbuídos na construção do SUS. Logo, democratizar a gestão do trabalho e pensar numa lógica mais coletiva do que individual na organização deste é reforçar os valores e os compromissos preconizados historicamente na reforma sanitária.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360