Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO22g - Trabalho rural

21780 - INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS EM TRABALHADORES DA AGROPECUÁRIA NA BAHIA: UM ESTUDO COM CASOS NOTIFICADOS NO SINAN ENTRE 2007 A 2016
IRACEMA VITERBO SILVA - SESAB - SUVISA - DIVAST, PRISCILA KRAUS - UFRJ


Apresentação/Introdução
O aumento no uso de agrotóxicos nos últimos anos, elevou o Brasil ao primeiro lugar, no mundo, no consumo do produto. A relação entre a exposição ao agrotóxico e a ocorrência de agravos à saúde torna-se mais visível quando se trata de manifestações agudas, a exemplo das intoxicações exógenas que atingem, preferencialmente, trabalhadores agrícolas.


Objetivos

Descrever as notificações por intoxicação exógena entre trabalhadores da agropecuária na Bahia, decorrentes do uso de agrotóxicos, ocorridas durante o período de 2007 a 2016.




Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo com dados secundários dos casos notificados de intoxicação exógena por agrotóxicos, em trabalhadores agrícolas do estado da Bahia, presentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, no período de 2007 a 2016. Com os dados desse Sistema foi realizado um estudo do tipo série histórica e de base territorial, a fim de analisar a tendência das notificações por intoxicações exógenas por agrotóxicos no período de dez anos. Ademais, foi calculada a frequência das notificações em cada ano da série, bem como a sua distribuição proporcional entre as macrorregiões de saúde do estado da Bahia.


Resultados
O agrotóxico de uso agrícola foi responsável por 39,1% dos 788 casos notificados de intoxicação exógena envolvendo trabalhadores da agropecuária na Bahia. Dos 350 casos causados por agrotóxicos, 287 são homens e 63 são mulheres. No grupo masculino as atividades de pulverização e diluição foram as mais citadas ao alcançarem, respectivamente, 54,7% [IC95%: 48,7 – 60,5] e 25,4% [IC95%: 20,4 – 30,8], no grupo feminino essas atividades chegaram a 28,6% [IC95%: 17,8 – 41,3] e 14,3% [IC95%: 6,7 – 25,3] respectivamente. Na distribuição proporcional dos casos de intoxicação por macrorregião de saúde, nota-se que a Norte foi responsável por 42,5% das notificações.


Conclusões/Considerações
Ante as evidências apresentadas neste estudo, conclui-se pela necessidade de uma política agrícola voltada para a defesa do meio ambiente e de práticas alternativas e ecologicamente saudáveis para o controle e combate das pragas na agricultura. Ademais, medidas de proteção coletiva que não restrinjam a responsabilidade de prevenção e controle de agravos decorrentes dos agrotóxicos unicamente ao trabalhador.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360