Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO22f - Trabalho e Saúde Mental 2

21299 - ESCUTA CLÍNICA NO TRABALHO COMO UMA ESTRATÉGIA DE PREVENÇAO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DA SAÚDE DO TRABALHADOR
ANA MAGNÓLIA MNEDES - UNB, LUCIANA OLIVEIRA DOS SANTOS - UNB


Apresentação/Introdução
De acordo com os pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho, é possível atuar em contextos em que há riscos psicossociais de adoecimento, com intervenções em clínica do trabalho. Tais intervenções buscam propiciar espaços de discussão, com o objetivo de formar coletivos de trabalho e de reconhecimento, com a finalidade de reduzir esses riscos.


Objetivos
Realizar uma intervenção com os dispositivos de clinica do trabalho em uma equipe, a partir de uma demanda específica – investigar os riscos psicossociais de adoecimento de uma dependência de uma instituição bancária.


Metodologia
Realizou-se entrevistas individuais com os funcionários e aplicação da ferramenta IRIS (Inventário de Riscos de Sofrimento Patogênico no Trabalho) para realização do diagnóstico e intervenção. Houve as etapas: a) entrevistas clínicas individuais com os gestores e funcionários; b) realização de diagnóstico psicossocial; c) oficinas de escuta clínica da equipe; d) reunião final de encaminhamentos com a participação de todos. O diagnóstico psicossocial foi baseado na análise das entrevistas e resultados da aplicação e análise do instrumento, em seus fatores: indignidade, utilidade e reconhecimento.


Resultados
Identifica-se que o fator utilidade e indignidade são vivenciados de maneira moderada pela equipe, e o fator reconhecimento é raramente vivenciado.A análise das entrevistas permitiu agrupar eixos, como forte competição entre colegas, individualismo, estilo de gestão pouco participativo, conflitos na equipe - vivenciados como assédio moral, discrepância entre o prescrito e o real do trabalho percebido como práticas antiéticas. Esses fatores indicaram que a situação vivenciada na dependência é crítica, com vivências de sofrimento no trabalho, que podem se tornar patogênicos caso não haja uma intervenção na organização do trabalho e estilo de gestão.


Conclusões/Considerações
Relatou-se as defesas da equipe (como atitude paranóica, de isolamento, por exemplo), a partir dos confrontos que surgem na equipe de trabalho.Foram propostas estratégias de compartilhamento da inteligência prática, propiciando espaços de discussão,formação de coletivos de trabalho, uma atuação gerencial co-participativa, buscando reduzir os riscos de adoecimento, contribuindo para um bom clima organizacional e bem estar no trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360