27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO22e - Saúde do Trabalhador na Atenção Primária - 1 |
28343 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA HIGIENIZADORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA FABIANE FERRAZ - DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA DE GRADUAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – MESTRADO PROFISSIONAL (PPGSCOL), DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇ, DIEGO FLORIANO DE SOUZA - ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). BOLSISTA VOLUNTÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (GECIES/UNESC). E-MAIL: DIEGOFLORIANODESOUZA@HOTMAI, FELIPE PEDROSO - PSICÓLOGO. COORDENADOR DO CAPS DE MORRO DA FUMAÇA. ARTICULADOR DA CIES CARBONÍFERA/SC. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (GECIES/UNESC). E-MAIL: PSICO.SAUDE@MORRODAFUMACA.SC.GOV.BR, JACKS SORATTO - DOUTOR EM ENFERMAGEM. PROFESSOR DE GRADUAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – MESTRADO PROFISSIONAL (PPGSCOL), DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇÃO, VALDEMIRA SANTINA DAGOSTIN - DOUTORA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. PROFESSORA DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). E-MAIL: MIRADAGOSTIN@GMAIL.COM, GABRIELA CHIRST RAMOS NAVA - ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). BOLSISTA VOLUNTÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (GECIES/UNESC). E-MAIL: GABRIELA_CRN@HOTMAIL.COM, THALES MACCARINI SASSO - ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). BOLSISTA FUNDES. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E EDUCAÇÃO NA SAÚDE (GECIES/UNESC). E-MAIL: THALES582011@HOTMAIL.COM, PAOLA RODEGHERI GALELI - PSICÓLOGA. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). BRASIL. EMAIL: PAOLA.RGA@GMAIL.COM, GIOVANA VITO MONDARDO - CIRURGIÃ-DENTISTA. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). BRASIL. EMAIL: GIMONDARDO_@HOTMAIL.COM, LUCIANE BISOGNIN CERETTA - DOUTORA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. PROFESSORA DE GRADUAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – MESTRADO PROFISSIONAL (PPGSCOL), DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC). LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DO CUIDADO, INTEGRALIDADE E
Período de Realização As ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) ocorreram de 20 de junho a 09 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência O objeto do relato são ações de EPS junto a profissionais da higienização/zeladoria dos serviços de saúde da Região Carbonífera de Santa Catarina(SC).
Objetivos O relato tem por objetivo descrever o processo de estruturação e desenvolvimento de ações de EPS para higienizadores a fim de problematizar questões do cotidiano de trabalho e suas funções como membros das equipes.
Metodologia A demanda de EPS foi diagnosticada pelos articuladores da Comissão de Integração Ensino-Serviço Carbonífera (CIES-Carbonífera), definida no Plano de Ação Regional de EPS/2016. A CIES em conjunto com profissionais dos serviços de saúde e Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva, estruturaram as atividades em sete módulos temáticos, com duração média de três horas cada, realizadas em duas universidades comunitárias da Região Sul de SC parceiras em atividades de EPS.
Resultados As higienizadoras foram convidadas a refletir sobre seu cotidiano de trabalho e como este é estruturado, identificando facilidades e dificuldades na produção do trabalho, e para além disso, apontar alternativas dentro de uma lógica de trabalho vivo em ato. Estas se reconheceram entre si e identificaram seu protagonismo dentro da equipe de saúde, destacando que essa foi a primeira oportunidade de estarem reunidas e participando de uma atividade desse tipo.
Análise Crítica Dentro da lógica de EPS, foram estruturados cenários ricos de diálogos entre os diferentes atores, além de provocar a reflexão das profissionais da higienização sobre seu agir profissional. O sentimento de pertencimento frente à equipe de saúde foi intensificado assim como a noção de responsabilidade pela qualidade do atendimento.
Conclusões e/ou Recomendações A grande maioria das higienizadoras nunca recebeu cursos introdutórios para inserção nos serviços, o que gerava sentimento de insegurança, da mesma forma que não se sentiam pertencentes à equipe. Esse trabalho apontou para a importância de ações de EPS dentro desses espaços que consideram os profissionais de higienização dos serviços como potenciais ferramentas de transformação da realidade de produção do cuidado em saúde.
|