Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO22b - Trabalho e Saúde Mental 1

25840 - SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS, ENFERMEIROS E FISIOTERAPEUTAS INTENSIVISTAS
GABRIELLA BENÉ BARBOSA - UEFS, NÚBIA SAMARA CARIBÉ DE ARAGÃO - UEFS, ADRIANA MENDONÇA DA SILVA - UEFS, ROAN DA SILVA GOMES SAMPAIO - UEFS, KAROLE BRITO ALVES COSTA - UEFS, SILVIA FEITOSA DE SOUSA - UEFS, JAILSON VIEIRA MACHADO - UEFS, JAMILE PRADO OLIVEIRA SANTOS - UEFS, DAVI FELIX MARTINS JÚNIOR - UEFS, CARLITO LOPES NASCIMENTO SOBRINHO - UEFS


Apresentação/Introdução
A Síndrome da Estafa Profissional (Burnout) é uma síndrome psicológica provocada por estresse crônico relacionado ao trabalho em trabalhadores que apresentam contato direto e prolongado com outros seres humanos, como os trabalhadores de UTI.


Objetivos
Estimar a prevalência da Síndrome da Estafa Profissional (Burnout), em trabalhadores intensivistas de uma grande cidade do Estado da Bahia.


Metodologia
Estudo epidemiológico de corte transversal, populacional, descritivo, com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas de sete hospitais da cidade. Foi utilizado um questionário individual, não identificado, autoaplicável e validado para conhecer as características sociodemográficas, do trabalho e a Síndrome de Burnout por meio do Maslach Burnout Inventory (MBI). O MBI é composto por 22 afirmações sobre sentimentos e atitudes que englobam três dimensões fundamentais da síndrome: exaustão, despersonalização e realização pessoal (ineficácia). O estudo cumpriu as determinações da Resolução 466/2012 sendo aprovado pelo CEP/UEFS (CAAE: 49119315.4.0000.0053).


Resultados
Dos 183 trabalhadores intensivistas que participaram do estudo, 70 são enfermeiros, 60 são fisioterapeutas e 53 são médicos. A idade média dos pesquisados foi de 34,4 anos (±7,4), 71,0% do sexo feminino, 53,0% casados, 54,1% sem filhos e 86,9% com renda líquida mensal > 3.001,00. A prevalência da Síndrome da Estafa Profissional (Burnout) foi de 48,1%, quando considerado o nível alto em pelo menos uma das dimensões do MBI (médicos 49,0%, enfermeiros 48,6% e Fisioterapeutas 50,0%). Analisando as dimensões separadamente, o resultado foi: exaustão 39,9%, despersonalização 13,1% e Ineficácia 13,7%.


Conclusões/Considerações
Observou-se elevada prevalência de Síndrome de Burnout entre os trabalhadores intensivistas que participaram deste estudo. Estratégias de promoção à saúde desses trabalhadores devem ser discutidas e implementadas nos hospitais estudados para a melhoria da qualidade de vida.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360