26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO22b - Trabalho e Saúde Mental 1 |
23199 - POTENCIALIDADE DA AÇÃO CONJUNTA ENTRE SAÚDE DO TRABALHADOR E SAÚDE MENTAL POLLYANNA REGINA PINTO - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ELIANE REGINA ZAMPIERI DE LIMA - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, SILVANA MARIA FREITAS - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, MIRIAN PEDROLLO SILVESTRE - CEREST / SMS / PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Período de Realização Maio de 2016 até o momento presente.
Objeto da Experiência Ação do CEREST em reabilitação de trabalhadores de empresas de segurança com transtorno pós-traumático. Relato de caso.
Objetivos Articular as várias ferramentas da saúde do trabalhador e da saúde mental: atenção individual, ações de vigilância e articulação interinstitucional, com vistas a garantir a recuperação de trabalhadores com estresse pós-traumático e recolocação dos mesmos em ambiente laboral saudável.
Metodologia Foram utilizadas estratégias de atendimentos individuais e grupais para recuperação de dois trabalhadores vítima de violência no trabalho (assalto e ameaça de morte). Para viabilizar o retorno ao trabalho com as restrições indicadas, foram utilizadas articulações com CAPS, INSS, médico do trabalho da empresa, ações de vigilância e judicialização do caso.
Resultados Empregado em empresa de segurança desenvolveu estresse pós-traumático devido a situação de violência no trabalho (assalto à mão armada com ameaça de morte). Encaminhado do CAPS ao CEREST, passou por processo terapêutico e retornou ao trabalho com indicação de restrição para uso de arma de fogo, o que não foi acatado pela empresa, que passou a pressionar trabalhador até demiti-lo por justa causa. Apesar da reversão judicial da demissão, caso semelhante ocorreu pouco tempo depois, com trabalhador da mesma empresa.
Análise Crítica Temos observado aumento de casos de transtorno mental relacionado ao trabalho devidos às formas de organização do trabalho e às estratégias utilizadas por empresas para forçar pedidos de demissão de trabalhadores com restrições para o trabalho, inclusive aquelas devidas a acidentes e doenças relacionadas ao próprio trabalho. Os CERESTs e as equipes de saúde mental, trabalhando em conjunto, têm potencial para abordar e reverter tais situações.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência demonstra o potencial do trabalho articulado entre Rede de Atenção Psicosocial e Saúde do Trabalhador na abordagem dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, que têm aumentado consideravelmente. São situações desafiadoras, dada a subjetividade e às questões econômicas envolvidas nesse tipo de agravo. Recomenda-se estimular a interação entre Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.
|