Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO22b - Trabalho e Saúde Mental 1

22875 - SÍNDROME DA ESTAFA PROFISSIONAL (BURNOUT) EM MÉDICOS INTENSIVISTAS
GABRIELA BENÉ BARBOSA - UEFS, SARAH DOS SANTOS CONCEIÇÃO - UEFS, ADRIANA MENDONÇA DA SILVA - UEFS, SILVIA FEITOSA DE SOUSA - UEFS, JAILSON VIEIRA MACHADO - UEFS, GABRIEL SILVA ROCHA - UEFS, KAROLE BRITO ALVES COSTA - UEFS, NÚBIA SAMARA CARIBÉ DE ARAGÃO - UEFS, DAVI FELIX MARTINS JÚNIOR - UEFS, CARLITO LOPES NASCIMENTO SOBRINHO - UEFS


Apresentação/Introdução
Burnout é uma síndrome psicológica provocada por estresse crônico relacionado ao trabalho em trabalhadores que apresentam contato direto e prolongado com outros seres humanos, como os trabalhadores de UTI. Em estudos atuais a concepção teórica mais utilizada para definir Burnout é a concepção sócio-psicológica.




Objetivos
Estimar a prevalência da Síndrome da Estafa Profissional (Burnout), em médicos intensivistas de uma grande cidade do Estado da Bahia.




Metodologia
Estudo epidemiológico de corte transversal, populacional, com médicos trabalhadores de Terapia Intensiva de sete hospitais da cidade. Foi encaminhado aos trabalhadores selecionados um questionário individual, não identificado, autoaplicável e validado para identificar as características sociodemográficas do trabalho e o Burnout por meio do Maslach Burnout Inventory (MBI), composto por 22 afirmações sobre sentimentos e atitudes que englobam três dimensões fundamentais da síndrome: exaustão, despersonalização e realização pessoal (ineficácia). O estudo atendeu a todos os requisitos éticos da Resolução 466/2012 (CAAE: 49119315.4.0000.0053).


Resultados
Dos 53 médicos que participaram do estudo, 64,2% são do sexo masculino, com idade média de 37,6 anos (± 9,8), 60,4% são casados, 50,9% sem filhos, 75,5% com pós-graduação, e destes, 28,0% possui título de especialista em UTI. A prevalência da Síndrome da Estafa Profissional (Burnout) foi de 49,0 % quando considerado o nível alto em pelo menos uma das três dimensões do MBI.


Conclusões/Considerações
Entre os médicos intensivistas, observou-se uma prevalência de Síndrome de Burnout que chama a atenção para a necessidade de propor estratégias de promoção à saúde desses intensivistas devendo ser discutidas e implementadas nos hospitais estudados, com a finalidade de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360