26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO22b - Trabalho e Saúde Mental 1 |
21886 - BURNOUT E ENFRENTAMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NOS CAPS ALINE BEDIN ZANATTA - FACULDADE DE AMERICANA-FAM, SERGIO ROBERTO DE LUCCA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-UNICAMP, CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO - FACULDADE DE AMERICANA-FAM, SARAH RUSSO CALIL - FACULDADE DE AMERICANA-FAM
Apresentação/Introdução A escolha dos Centros de Atenção Psicossociais para o estudo das estratégias de enfrentamento e da Síndrome de Burnout foi devido à importância de se investigar neste processo de trabalho, aspectos laborais associados ao adoecimento e enfrentamento da equipe multiprofissional de cuidados psiquiátricos e nas repercussões negativas que estas podem trazer para os profissionais e para os pacientes
Objetivos Identificar a prevalência da síndrome de Burnout e suas associações com as estratégias de enfrentamento relacionadas ao processo de trabalho em saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial de um Município do interior do estado de São Paulo.
Metodologia Estudo exploratório, descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa realizado em todos os Centros de Atenção Psicossocial da rede de saúde mental de 11 Centros de Atenção Psicossocial em um município do interior do estado de São Paulo, SP, Brasil.
A população do estudo incluiu todos os profissionais da saúde. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos de coleta de dados de autopreenchimento: um questionário biossocial, com base em outros estudos sobre o tema, a o inventário de Burnout de Maslach Burnout Inventory (MBI) versão HSS (Human Services Survey) e o Inventário de Estratégias de Coping, validada para o português
Resultados O Coping é uma estratégia de enfrentamento subjetivo do estresse com o objetivo de lidar com demandas internas ou externas. No presente estudo a estratégia mais utilizada foi a resolução de problemas, seguida de suporte social e a estratégia fuga e esquiva.
Sobre as dimensões do Burnout chama atenção a alta prevalência relacionada a cada uma das três dimensões.
Verificou-se que os profissionais experimentam sentimentos de esgotamento além do surgimento do distanciamento em relação ao seu trabalho, apesar de apresentarem uma alta realização pessoal.
Relacionado a síndrome de Burnout verificou-se uma prevalência de 7,3%, considerada um pouco elevada quando comparada a outros estudos
Conclusões/Considerações Evidenciou-se um grande número de profissionais com sofrimento mental, caracterizado pela síndrome de Burnout e suas dimensões, associados a estratégias de enfrentamento do estresse pouco eficazes.
As principais associações encontradas estão relacionadas com questões subjetivas relacionadas à forma como o trabalhador avalia e sente seu trabalho, principalmente no que diz respeito à valorização, satisfação pessoal e apoio dos colegas.
|