26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO22a - Intervenções em ambientes e processos de trabalho |
28709 - ANÁLISE DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS DURANTE A INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO GRAVE E FATAL: UM ESTUDO EM UM CENTRO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CELSO JOÉLIO AMORIM TEODORO - SESAB/SUVISA/DIVAST, IRACEMA VITERBO SILVA - SESAB/SUVISA/DIVAST, JOSÉ FERNANDO DOS SANTOS - SESAB/SUVISA/DIVAST, ANA CARINA DUNHAM MONTEIRO - SESAB/SUVISA/DIVAST, CAMILA NEVES SÁ - SESAB/SUVISA/DIVAST
Apresentação/Introdução Os acidentes de trabalho representam um sério problema de saúde pública que demanda atenção contínua da vigilância em saúde do trabalhador. A investigação desses acidentes, além de produzir um diagnóstico sobre causas e circunstâncias do evento, constitui-se em oportunidade para a realização de intervenções que podem transformar ambientes e processos de trabalho, de modo a prevenir novos acidentes.
Objetivos Analisar as intervenções realizadas por um centro de referência estadual em saúde do trabalhador na investigação de acidente de trabalho grave e fatal, ocorridos no estado da Bahia, no período de 1996 a 2017
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, de base documental, cujos dados foram produzidos a partir de consultas a relatórios e documentos técnicos elaborados por um centro de referência estadual em saúde do trabalhador na Bahia. Foi feita uma análise das investigações de acidente de trabalho realizadas nos últimos vinte anos, compreendendo o período de 1996 a 2017. Considerou-se o ramo da atividade, o tipo de acidente (com ou sem óbito), o diagnóstico e as recomendações apresentadas, entre outros aspectos.
Resultados No total foram analisados 120 documentos, sendo que em 86% das investigações, o acidente resultou em óbito. Após diagnóstico da situação que identificou falhas gerenciais e de planejamento no ambiente e nos processos de trabalho, entre outros problemas, as ações do órgão de vigilância produziram mudanças significativas na eliminação de riscos a novos acidentes. As recomendações encaminhadas pelo órgão consistiram na proposta de instalação de novos equipamentos ou de mecanismos de proteção, alterações nos fluxos e nos processos de trabalho, entre outras medidas.
Conclusões/Considerações As ações de vigilância desenvolvidas pelo centro de referência estadual em saúde do trabalhador na Bahia, têm recebido o reconhecimento de sindicatos, Ministério Público e trabalhadores de um modo geral. O trabalho desenvolvido pelo órgão não só tem contribuído para a elucidação das causas do acidente como tem produzido subsídios para a garantia dos direitos de trabalhadores e familiares, junto a órgãos previdenciários e de defesa do trabalhador.
|