29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde |
28024 - A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE NASF E EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA MARCIONÍLIA DE ARAÚJO LIMA NETA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, NATALIA REIS DE CARVALHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, JOEDILA ALVES FERRAZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - JIJOCA DE JERICOACOARA/CE, JOCIKLE JACOME DE MELO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - JIJOCA DE JERICOACOARA/CE
Período de Realização ESTE ESTUDO TEVE INICIO EM AGOSTO DE 2013 E ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO ATÉ O PRESENTE MOMENTO.
Objeto da Experiência A articulação entre NASF e Equipes de Saúde da Família apoiadas do município de Jijoca de Jericoacoara/CE.
Objetivos Analisar em que medida avançou a articulação entre NASF e Equipes de Saúde da Família apoiadas bem como, os impactos e transformações que a implantação do NASF trouxe para a Atenção Básica à Saúde do município de Jijoca de Jericoacoara/CE.
Metodologia O estudo compreendeu a análise das atas de reunião de Matriciamento entre NASF e ESF's apoiadas no período de agosto de 2013 (data da implantação do NASF) até os dias atuais. Essa análise possibilitou verificar a periodicidade do Matriciamento requerido pelas ESF's, as propostas construídas e a continuidade ao longo das reuniões, o engajamento dos profissionais em cumprir as ações e a periodicidade da participação do NASF nas atividades coletivas e de grupos.
Resultados Desde 2013, percebe-se o estreitamento do vínculo entre NASF e ESFs, em graus variados, mas sempre em ascendência. O sucesso na articulação como preconizado pelo Ministério da Saúde, se materializa em três equipes. O grau de vinculação sofreu influência negativa em função da rotatividade, sobretudo de profissionais das ESFs. As equipes tiveram benefícios, principalmente nas atividades coletivas; ampliando o escopo de ações, afastando-se do modelo biomédico e melhorando o vínculo com a população.
Análise Crítica Ainda há muito a ser feito, pois o NASF ainda não consegue ter a sua função potencialmente aproveitada e reconhecida pelos profissionais e gestores em saúde, possivelmente por ser uma estratégia nova e em construção. Entretanto, é perceptível a contribuição dessa ferramenta para a consolidação de uma atenção básica mais eficiente.
Conclusões e/ou Recomendações Faz-se importante investigar o nível de articulação que existe entre os profissionais do NASF e das ESF’s vinculadas na tentativa de desencadear e implementar possíveis processos de aprimoramento e de mudanças que garantam a efetividade da Atenção Básica bem como, contribui para enriquecer a literatura nessa temática.
|