29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde |
27870 - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO APÓS O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA MARIA THAYANE JORGE FREIRE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, LOISE ELENA ZANIN - OBSERVATÓRIO DE PESQUISA PARA O SUS – UVA, DANIEL HARDY MELO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, MARIA DO SOCORRO MELO CARNEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ; OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS PARA O SUS, JOÃO VICTOR TEIXEIRA DE SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, DARLIANE KELLY BARROSO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ANA KAROLINE BARROS BEZERRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
Apresentação/Introdução A inserção do fonoaudiólogo na Atenção Primária à Saúde está sendo fortalecida pelos Programas de Residência em Saúde da Família (RMSF) que proporcionam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, promovendo a ressignificação de concepções e a recriação de metodologias de intervenção para a categoria de fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Objetivos Identificar as percepções dos fonoaudiólogos em relação à atuação da categoria na Estratégia Saúde da Família, após o processo de formação pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF).
Metodologia Estudo do tipo exploratório, descritivo, analítico, corte tipo transversal, com abordagem qualitativa, realizado no período de junho de 2013 a maio de 2014. O cenário escolhido para a pesquisa foi a RMSF da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, na cidade de Sobral (CE) e os participantes foram 08 egressos da categoria de fonoaudiologia. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Para análise das falas, utilizou-se Análise de Conteúdo de Bardin , optando-se pela análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, com parecer nº 90.938.
Resultados A análise identificou 2 categorias temáticas e 5 subcategorias.A primeira categoria descreveu o perfil da população, profissionais e ações da fonoaudiologia na ESF.O processo de trabalho baseado na territorialização, o acompanhamento da comunidade em todos os ciclos de vida e a inserção do princípio da integralidade no seu processo de trabalho foram transformações positivas encontradas na atuação dos profissionais a partir da RMSF. A segunda categoria temática abordou o papel do fonoaudiólogo na ESF. Nesta identificou-se 1 subcategoria: atuação voltada para prevenção das doenças, em que se verificou ações voltadas para o núcleo de atuação da fonoaudiologia com ênfase no aspecto clínico.
Conclusões/Considerações As ações da fonoaudiologia ainda restritas ao seu campo de atuação e com ênfase no aspecto clínico foi um dos pontos frágeis identificados. A RMSF foi importante para diminuir a lacuna na formação do fonoaudiólogo e sua prática no cenário da ESF, mas para superar algumas fragilidades, é necessário que haja uma maior articulação entre a formação técnica da categoria e a formação ético-política vigente no Brasil.
|