29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde |
24498 - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DA COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., MARISTELA INÊS OSAWA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., JOSÉ REGINALDO FEIJÃO PARENTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL., MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO BRITO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL., AMANDA PEREIRA VITAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., PALOMA DE VASCONCELOS RODRIGUES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., MARÍLIA CAMPOS FERNANDES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL.
Apresentação/Introdução Em 2008 o Ministério da Saúde instituiu o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, como dispositivo de apoio à Estratégia Saúde Família, e, consequentemente, de melhoria da qualidade da Atenção Básica. Ele propõe a partilha das ações e decisões, visando uma interação entre a equipe Nasf e ESF aumentando a resolutividade dos casos na atenção primária à saúde e integração dos profissionais no cuidado.
Objetivos Analisar a existência ou não de uma colaboração interprofissional no trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família enquanto apoiador da Estratégia Saúde da Família.
Metodologia Estudo de casos múltiplos. Teve como cenário a Estratégia Saúde da Família dos municípios de Sobral, Crateús e Tianguá, integrantes da macrorregião de saúde de Sobral/Ceará. Participaram do estudo 48 trabalhadores da equipe de saúde da família (eSF) e 20 da equipe Nasf. Para coleta realizou-se o levantamento dos documentos inerentes ao processo de trabalho do Nasf, observação e seis grupos focais com as eSF e equipe Nasf. Ao final os dados foram analisados sob a luz do referencial de análise de contexto. Ressalta-se que este estudo, representa recorte de pesquisa de dissertação de mestrado e que foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Saúde com Parecer nº 1.633.555/2016.
Resultados O processo de trabalho em saúde, o reconhecimento dos sujeitos envolvidos e a própria definição do trabalho em equipe, constituem-se em estratégias que tendem a possibilitar uma atuação mais resolutiva e contextualizada segundo as necessidades trazidas pelos usuários no âmbito da saúde. Apesar do exposto, na visão do contexto geral do processo de trabalho do Nasf em colaboração à Estratégia Saúde da Família viu-se nos municípios estudados resquícios de dificuldades na integração entre as equipes, reflexo do desconhecimento do campo de saber um do outro. Mas no desejo empírico de ser suplantada, uma vez que se reconhece o Nasf como recurso potente de efetivação do trabalho colaborativo.
Conclusões/Considerações O trabalho em saúde requer um fazer e refazer permanentemente de sua práxis. De modo que a complexidade envolvida no cuidado em saúde na Estratégia Saúde da Família exigi um trabalho multiprofissional, com trabalhadores de categorias diversas atuando em um mesmo campo e direcionados para os mesmos objetivos.
|