Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde

22710 - NO MEIO DO CAMINHO TEM UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: SEU CAPITAL SOCIAL COMO POTENCIALIZADOR DO PNAB, PNAN, SISVAN E PNAE.
CLEBERSON WILLIAMS DOS SANTOS - FGV, ALVARO ESCRIVÃO JUNIOR - FGV, CAMILLA MARIA CAVALCANTE GUIMARAES - FGV, MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO - UNAMA


Apresentação/Introdução
O Programa Agente Comunitário de Saúde foi criado para intermediar os moradores de comunidades com o Sistema de Saúde, passando a ser um ator chave e potencializador nas políticas reorientadoras do modelo de atenção à saúde, tais como o Programa Nacional de Atenção Básica, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Sistema de Segurança Alimentar.


Objetivos
Este ensaio tem como objetivo analisar o surgimento dos Agentes comunitários de saúde e sua abrangência na atenção básica; Contextualizar o papel do ACS como elemento potencializador de políticas públicas em saúde, como PNAB, PNAN e PNAB.



Metodologia
O presente trabalho foi conduzido por meio de uma revisão da literatura em conjunto com a análise de políticas públicas de saúde. Com foco na atuação do agente comunitário de saúde, como elemento potencializador de uma maior capilaridade do Sistema de Saúde na comunidade, por melhorar o acesso e melhores resultados na cobertura dos serviços de saúde. Os programas analisados foram o Programa Nacional de Atenção Básica, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Sistema de Segurança Alimentar.


Resultados
O ACS proporciona uma maior capilaridade do Sistema de Saúde na comunidade, por melhorar o acesso e resultados na cobertura dos serviços de saúde. No ESF, possibilita a integralização da comunidade com os serviços de saúde (SILVA et al, 2005). A identificação das famílias, seu ambiente, saneamento básico, alimentação, higienização. Possibilita geração de informações para o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e para o SISVAN, principalmente utilizadas no perfil nutricional da comunidade (CAPELLI et al, 2013). No PNAE através do diálogo com as famílias e comunidades, mudança de comportamento e desenvolvimento de habilidades mais saudáveis (ZANIRATI et al, 2013; BRASIL, 2006).


Conclusões/Considerações
A função do agente é considerada sui generis, essencial na troca de informações com a comunidade de alimentação segura e saudável, na mudança de comportamento da comunidade visto possuir o capital social advindo da condição de morador da comunidade, ou de rede social de trabalho. Além de gerar dados para o SIAB, possibilitando pesquisas e decisões em saúde no acompanhamento e manutenção ou mudança nas políticas públicas pelos gestores em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360