29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde |
22273 - A CONSTRUÇÃO DO MANUAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E PADRONIZAÇÃO DAS AÇÕES DAYANNA MARY DE CASTRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, RAFAELA FABIANE GOMES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, CAROLINE ROMANI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, ANA PAULA TEIXEIRA MIRANDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, WANESSA LOREGIAN SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, CLÁUDIA AP. SOARES GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, ROSANA RODRIGUES MIRANDA DUARTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, ELEN CORREIA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, CARLOS POLITE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA, SHEILA NARA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA
Período de Realização Outubro de 2017 a Março de 2018.
Objeto da Experiência Construção do Manual do Agente Comunitário de Saúde (ACS) do município de Nova Lima/MG.
Objetivos Padronizar o processo de trabalho dos ACS que atuam nas diferentes UBS de Nova Lima, através de um instrumento-guia que contenha a descrição detalhada e simples de todas as operações necessárias para a realização de suas atividades.
Metodologia Relato de experiência da elaboração do Manual do ACS do município de Nova Lima. O manual se estrutura em Procedimento Operacional Padrão (POP) das principais atividades desempenhadas pelos ACS. Uma comissão formada por ACS, enfermeiros e apoiadores institucionais da Secretaria de Saúde elencou as atividades/temas dos POPs. Cada equipe de saúde da família ficou responsável pela elaboração de 2 POPs, os quais foram submetidos à revisão pela comissão e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.
Resultados Durante as reuniões de elaboração do Manual, percebeu-se que as atividades relacionadas ao trabalho do ACS eram desempenhadas de diferentes formas nas diferentes UBS do município. O levantamento das principais atividades por eles executadas resultou na elaboração de 44 POPs, reunidos no Manual do ACS. O projeto ainda está em fase de implementação. O manual elaborado será apresentado aos profissionais durante uma semana de treinamento destinado a ACS e enfermeiros das equipes de saúde da família.
Análise Crítica Embora capacitações periódicas para ACS sejam realizadas no município, percebe-se que ainda há indefinições quanto suas competências, limites de atuação e campo de trabalho. A falta de padronização gera insegurança aos profissionais, risco aumentado de erros e desarmonia do atendimento ofertado nas diferentes áreas do município. Tais discussões reafirmam a necessidade de padronizar o processo de trabalho do ACS, disponibilizando aos profissionais um material de consulta objetivo, claro e coeso.
Conclusões e/ou Recomendações Espera-se que a padronização das atividades do ACS minimize erros na execução de tarefas primordiais para a organização da atenção básica, promova um trabalho coeso e de qualidade em qualquer região do município e ainda contribua, em um momento de grandes dúvidas e incertezas quanto ao futuro da profissão, no processo de valorização do ACS. Além disso, a participação destes na elaboração do manual o torna mais factível.
|