Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde

22251 - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE MENTAL: DESAFIOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
PATRÍCIA PINTO DE PAULA - PUC MINAS, MARIANA CECÍLIA NOGUEIRA MORAIS - PUC MINAS


Apresentação/Introdução
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) surgiu como proposta de apoio e melhoria da Atenção Básica, oficializado pela Portaria GM154 de 2008. Com a Reforma Psiquiátrica as equipes de saúde da família da Atenção Básica deverão acolher e referenciar as pessoas com problemas de saúde mental, contando com o apoio dos especialistas das equipes do NASF em uma atuação interdisciplinar.


Objetivos
• Analisar atuação dos profissionais do NASF junto às equipes de Saúde da Família numa UBS, em relação ao trabalho com os usuários da saúde mental.
• Identificar desafios das equipes nesse trabalho interdisciplinar.



Metodologia
O método utilizado foi o qualitativo, na modalidade de pesquisa descritiva. Utilizou-se observação em campo de quatro reuniões de matriciamento, quando os especialistas do NASF compartilham estratégias e atividades com profissionais das equipes de saúde da família. Fez-se observação participante em duas reuniões de capacitação das equipes NASF junto à gestão do distrito sanitário de referência. Realizou-se quatro entrevistas semi-estruturadas com profissionais do NASF. A análise de conteúdo das entrevistas e registros das observações foi desenvolvida por meio do movimento dialético entre informações da pesquisa de campo com a fundamentação teórica e as diretrizes políticas.



Resultados
Com a desinstitucionalização dos pacientes da saúde mental, somado ao número crescente de pessoas com sofrimento psíquico, os profissionais da saúde da família deverão acompanhar essa população. A oficialização do NASF em 2008 visa qualificar e expandir a atuação das equipes de saúde da família através do trabalho compartilhado com os especialistas do NASF. Na cidade de Belo Horizonte, onde realizou a pesquisa, essa diretriz vem sendo implementada desde 2008. Resultados apontam avanços do trabalho compartilhado entre diferentes profissionais com as demandas em saúde mental, e desafios da gestão para sustentar o referenciamento, principalmente em relação à agenda de trabalho compartilhado.



Conclusões/Considerações
Destaca-se avanço quanto à qualificação das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde da família relativas às demandas de saúde mental. Salientam-se desafios observados: compartilhar o caso de saúde mental, e ao mesmo tempo definir seu referenciamento para qual equipe: Saúde da Família ou NASF? O que remete ao desafio da gestão do cuidado: como planejar a agenda de trabalho, e os atendimentos dos especialistas NASF é a melhor estratégia?.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360