Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19l - Organização do trabalho na atenção à saúde

21896 - UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA SOBRE A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
SILVANA MARIA DOS SANTOS - UP


Apresentação/Introdução
A Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui a base à reversão do modelo de assistência historicamente alicerçado no modelo biomédico. A inserção dos agentes comunitários de saúde (ACS) idealmente contribuiria nesse intento, trazendo ao serviço os “saberes populares”, oriundos da sua inserção no conjunto da população atendida, constituindo elemento de ligação entre as equipes de saúde e seus pacientes.


Objetivos
Compreender e analisar o encontro de sujeitos e saberes no cotidiano da atenção primária à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco especial no Agente Comunitário de Saúde


Metodologia
Pesquisa de cunho etnográfico, de base antropológica, que tomou como referência empírica o cotidiano de trabalho em uma unidade de saúde operante pela Estratégia Saúde da Família, no município de Curitiba. O método etnográfico assenta-se na prática da observação, descrição e análise das dinâmicas interativas e comunicativas no contexto investigado. Assim, as informações foram obtidas por meio de observação participante e entrevistas abertas com os trabalhadores da unidade e usuários do serviço.


Resultados
Resultante das investigações tem-se que atuação dos agentes comunitárias de saúde tem limites no tocante ao diálogo entre os saberes popular e científico, como propõe inicialmente a Estratégia, mas possibilita a criação do vínculo necessário ao fortalecimento da relação profissional paciente, proposto por esta modalidade de política pública, trazendo para os colegas das demais categorias algumas informações sobre o universo vivido pelos pacientes que, de outro modo, não seriam facilmente acessadas, num processo


Conclusões/Considerações
A participação dos ACSs na dinâmica de trabalho, assegura mediação entre profissionais de saúde e usuários no sentido de oferecer pressupostos à efetivação das ações requeridas pelo serviço. Por seu contato diferenciado com os pacientes, conferem mediação não entre saberes de diferentes naturezas, mas entre os aspectos técnicos e relacionais da assistência, facilitando a articulação cuidado/tratamento técnico que compõem a relação terapêutica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360