Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19k - Organização da atenção à saúde através das redes assistenciais

25600 - PROJETO FISIUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MODELO DE REGIONALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA.
AILANA ALMEIDA CAMPOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA, ROBERTA FERNANDES BISSARO CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA, LÚCIO MARTINS PEREIRA NETO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA


Período de Realização
Projeto FISIUS (Fisioterapia Integrada à Unidade de Saúde): início em Janeiro de 2016 até os dias atuais.


Objeto da Experiência
Criar um serviço de Fisioterapia regionalizado melhorando o acesso ao serviço, a qualidade e a resolutividade do cuidado na atenção primária.


Objetivos
O projeto tem como objetivo a melhoria do acesso e da qualidade do cuidado relacionado aos distúrbios musculoesqueléticos e doenças crônicas degenerativas de grande prevalência na população, baixo custo operacional, aumentando o potencial de resolutividade da atenção primária e fortalecendo o SUS.


Metodologia
Levantamento do perfil epidemiológico da região de saúde a ser trabalhada com difícil acesso aos serviços de fisioterapia. Pactuação e treinamento das 6 equipes de Estratégias de Saúde da Família envolvidas e do setor de regulação. Realização de protocolos de atendimento, favorecendo a continuidade do cuidado, a corresponsabilidade e o aumento da resolutividade do tratamento. Instalação de uma sala de fisioterapia dentro da ESF de referência nessa região de saúde.


Resultados
Melhoria no acesso com marcação do usuário na sua UBS, onde reside. Num total de 159 pacientes 73% realizaram o tratamento sem abandono, 44% receberam alta, 24% foram referenciados de maneira segura; de 99 pacientes crônicos 33% tiveram primeiro contato com a reabilitação física. Observou-se mudança de hábitos dos pacientes, maior consciência na participação do cuidado e maior credibilidade no tratamento naqueles pacientes que já haviam sido submetidos a fisioterapia anteriormente.


Análise Crítica
A reabilitação deve estar acessível, pois o perfil epidemiológico mostra um envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas. São tratamentos com maior frequência do paciente ao local de atendimento. O acompanhamento de casos simples na atenção básica fortalece a porta de entrada e aumenta o seu papel reorganizador do fluxo no SUS. Com autonomia gerencial o fisioterapeuta, contribui na redução de consultas médicas para solicitação de procedimentos de casos que já estão em tratamento.


Conclusões e/ou Recomendações
Revelou maior acesso e poder de resolutividade na atenção primária de patologias crônicos degenerativas.
Fortalecimento do diálogo com a Rede de atenção, utilizando a Educação permanente como estratégia para capacitação dos profissionais diante dos desafios com a implantação da Política de Humanização no SUS que possibilita inovações nas ações gerenciais e nas ações de produção de saúde, propondo novas formas de organização dos serviços de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360