29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19k - Organização da atenção à saúde através das redes assistenciais |
23444 - GESTÃO ESTADUAL DA ATENÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO A ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO ARNALDO SALA - SES-SP, CAROLINA ROSA DE BARROS FEITOSA - SES-SP, DENISE LOPES PACHECO - SES-SP, MARIA ELISABETE MANTUANI SARDINHA - SES-SP, NEIL SORGE BOARETTI - SES-SP, REGINA BICHAFF - SES-SP, SANDRA MONTAGNA BARELLI - SES-SP
Período de Realização Experiência iniciada em setembro de 2016 e acompanhada até dezembro de 2017.
Objeto da Experiência A Atenção às Condições Crônicas (ACC) e seu potencial de implantação na Atenção Básica (AB), nas condições operacionais das UBS.
Objetivos Explorar as possibilidades de implantação da ACC, verificando as alternativas operacionais e conceituais para esta implantação em unidades básicas, estabelecendo roteiros práticos para formação e instrumentalização da equipe de saúde da UBS.
Metodologia Encontros periódicos para formação dos 87 Articuladores da Atenção Básica (AAB) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que acompanham e apoiam os municípios no que se refere à AB, onde vivenciam percurso de aprendizagem ancorado na perspectiva da educação em serviço. Concomitante, eles desencadeiam os mesmos processos em 57 UBS escolhidas. Este percurso foi continuamente observado e redesenhado pela equipe de coordenação estadual frente às possibilidades operacionais junto às UBS.
Resultados Nos encontros de aprendizagem dos AAB e nos processos junto às 57 UBS, os princípios fundamentais da Atenção Primária foram operacionalmente propostos em três pilares básicos: territorialização, cadastramento das famílias, identificação e diagnóstico das famílias vulneráveis. Sobre estes, assenta-se acolhimento, fluxo de atendimento ao agudo e ao crônico, linhas de cuidado, estratificação de risco das condições crônicas, autocuidado apoiado, gestão da agenda, e monitoramento do processo.
Análise Crítica A recomposição e operacionalização princípios fundamentais da APS (Starfield) em elementos pedagógicos que foram oferecidos pelos AAB às equipes das 57 UBS permitiu instrumentalizar a recomposição de processos de trabalho com a participação ativa destas equipes. Os relatórios finais dos AAB apontaram para a viabilidade desta experiência, uma vez que a maioria das UBS implementou esforços significativos para reorganizar seus processos.
Conclusões e/ou Recomendações Esta proposição de operacionalizar os princípios da APS permitiu facilidade para o trabalho dos articuladores, e compreensão e operacionalização por parte da equipe da UBS. Este projeto aponta para o potencial de expansão de experiências de reorganização dos processos de trabalho nas UBS numa escala mais ampliada, com a utilização de um roteiro conceitual e operacional mais simplificado, que dialoga imediatamente com a AB e suas equipes de saúde.
|