29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19k - Organização da atenção à saúde através das redes assistenciais |
21760 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: A NECESSIDADE DA REDE DE SAÚDE INTEGRADA FRENTE A PROBLEMAS EMERGENTES GRACIELE DE LIMA SOUZA NOBRE - PREFEITURA DE SIMÕES FILHO, CATALINA KISS - FIOCRUZ
Período de Realização Representa uma experiência realizada no ano de 2016, no município de Simões Filho- BA.
Objeto da Experiência Estruturar a rede para problemas emergentes e prestar assistência integral as famílias e crianças com síndrome congênita do Zika vírus.
Objetivos Descrever a organização do cuidado à saúde visando à promoção da atenção integrada frente a problemas emergentes. Discutir sobre o papel da vigilância como principal sinalizador para acompanhamento dos casos. Problematizar a formação de grupos técnicos na resolução de emergências epidemiológica.
Metodologia Frente à procura de crianças com Síndrome congênita do Zika Vírus para tratamento, despertou para um diagnóstico situacional no município. Criou-se um grupo técnico, com o objetivo de reconhecer a demanda populacional acometida pela síndrome congênita do Zika vírus, organizar os serviços de saúde disponíveis, orientar as famílias no âmbito de suas necessidades e realizar atendimento em rede com referências.
Resultados A integração com a vigilância em saúde foi um dos maiores entraves enfrentados. Os casos confirmados foram todos seguidos conforme regulamentação garantindo integralidade no cuidado. O Município recebeu premiação Irmã Dulce através do COSEMS frente à ação desenvolvida assim como menção de honra pelo conselho municipal de saúde. As famílias se sentiram acolhidas e isso refletiu na maior inserção da criança na comunidade, houve treinamento frequentes através de oficinas com o grupo de pais.
Análise Crítica A experiência nos alertou sobre o manejo de estratégias efetivas quando ocorrem situações de emergência epidemiológica. Nos questionamos sobre o funcionamento de cada serviço da rede e vimos as lacunas assistenciais e principalmente podemos rever o papel da vigilância e sua articulação com os demais setores, dessa forma constatamos como estávamos despreparados para acolhimento desta demanda.
Conclusões e/ou Recomendações Concluindo este relato sobre a experiência da Secretaria Municipal de Simões Filho-Ba e podemos reconhecer a importância de uma equipe integrada. Considera-se como maior contribuição a imperativa necessidade de um trabalho intersetorial e de reconhecimento e articulação dos serviços existentes. A integração vigilância em saúde e atenção básica como principal estratégia para busca e acompanhamento dos casos como essencial no sistema único de saúde
|