Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde

28779 - A REGIÃO DE SAÚDE COMO REFERÊNCIA DE ATUAÇÃO
ANSELMO ROCHA ROMÃO - FIOCRUZ, RENATA DE SALDANHA DA GAMA GRACIE CARRIJO - FIOCRUZ, DIEGO RICARDO XAVIER SILVA - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Tendo como referência as especificidades das regiões de saúde, com base na matriz de indicadores do Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – PROADESS, o presente estudo, busca identificar possíveis relações causais que envolvam um amplo espectro de variáveis como: socioeconômicas, acesso, morbidade e mortalidade.


Objetivos
Estruturar uma base georreferenciada de dados, que possibilite a realização de consultas seletivas e combinadas através de operadores lógicos de indicadores que forneçam ao gestor em saúde, subsídios a tomada de decisão com ênfase nas regiões de saúde.


Metodologia
Para a criação da base de dados georreferenciada foram utilizados dados tabulares disponíveis no site do PROADESS referentes as Regiões de Saúde do estado de Sergipe, os indicadores disponíveis no formato xls, foram associados a base cartográfica referente a região de saúde elaborada no Núcleo de Geoprocessamento do Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz, através do Sistema de Informação Geográfico QGIS, posteriormente os dados processados no QGIS, foram exportados para a plataforma multiusuário Vicon Saga, desenvolvida no Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ.


Resultados
Tendo como base a Região de Saúde do Estado de Sergipe foi disponibilizado ao usuário uma ferramenta de consulta online através do Sistema Vicon Saga, onde é possível realizar operações seletivas e combinadas através de filtros dos registos disponíveis na base de dados georreferenciados referentes a matriz de indicadores do PROADESS, com expressão territorial referente ao um grupo de regiões que correspondam ao conjunto de critérios estabelecidos por parte do usuário.


Conclusões/Considerações
A motivação inicial do presente estudo foi desenvolver um método baseado em sistemas gratuitos que fornecesse aos interessados na temática das regiões de saúde uma ferramenta de análise das mesmas. Após a construção da base de dados para o estado de Sergipe, e a realização de alguns testes, os indicadores mostrava relação peculiares ao estado analisado, e que investimentos na região de saúde teria reflexos nos demais níveis territoriais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360