Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde

25085 - ANÁLISE DO PAPEL DOS HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE EM DOIS MUNICÍPIOS NO INTERIOR DO RS
CARINE BIANCA FERREIRA NIED - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, MAGDA DUARTE DOS ANJOS SCHERER - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, RAFAEL DALL ALBA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB


Apresentação/Introdução
Os hospitais de pequeno porte HPP são abundantes em todo o país sendo caracterizados são instituições com menos de 50 leitos. Representam 57,48% das instituições hospitalares, públicas e privadas. Apresentam baixa resolubilidade e representam um desafio na definição de seu papel como dispositivo de saúde.


Objetivos
Analisar como os HPPs trabalham nos territórios, e suas formas de articulação com as comunidades, gestores e instâncias do SUS. Entender o que os movimentam, os viabilizam, os legitimam e o campo de forças e interesses que os mantêm em funcionamento.


Metodologia
Foi realizado estudo de caso no qual foram analisados como campo duas instituições de pequeno porte em dois municípios no interior do Rio Grande do Sul, em duas Coordenadorias regionais (CRS) diferentes.A partir de questionários semiestruturados foram entrevistados gestores desses municípios, gestores dos HPPS, representantes do Conselho Municipal de Saúde e técnicos das CRS. Os dados foram transcritos e categorizados utilizando a ferramenta Atlas TI, após sendo submetidos a análise de conteúdo.


Resultados
O principal pilar de sustentação dos HPPs se relaciona à vinculação destes com as comunidades locais uma vez que são expressões da representação social e do poder simbólico. Eles (re)produzem o modelo médico hegemônico mesmo sem sustentação da função sanitária e sofrem de uma ausência de políticas públicas que os conectem com as redes de atenção. Os processos de regionalização e de expansão da Atenção Básica (AB) tensionaram os HPPs a assumirem um novo papel competindo com a AB,pois não executam funções de média e alta complexidade. Isso agrava suas situações financeiras e restringe suas ofertas e produtividade,sobrecarregando e onerando a gestão municipal.


Conclusões/Considerações
Em síntese, os HPPs cumprem uma função social simbólica nos seus territórios, mas não uma função sanitária. Valorizando essa expressão social do hospital no território se faz necessária uma discussão de novos modelos tecnoassistênciais que resultem em novos desenhos institucionais resolutivos para as reais demandas dos territórios e da rede.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360