Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde

24654 - AGENDAMENTO E ORDENAMENTO DE FLUXOS À PARTIR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS.
LIGIA VANESSA SILVA CRUZ DUARTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, MARTA ROVERY DE SOUZA - UFG, LORENA PERES CASTRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APARECIDA DE GOIÂNIA


Apresentação/Introdução
As ações de gestão do cuidado possibilitam melhorias na continuidade e na integralidade da atenção, na medida em que reduziriam barreiras de acesso aos distintos serviços de saúde, articulando-os em tempo e local oportunos. No âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), faz-se necessário que o cuidado esteja orientado por práticas de gestão, com vistas a integrar os níveis assistenciais.


Objetivos
Descrever as formas de agendamento de consultas especializadas nas Unidades Básicas de Saúde;
Descrever os fluxos entre os níveis de atenção.



Metodologia
Trata-se de um estudo transversal. Possui uma amostra de 975 UBS e 1180 equipes de saúde da família de Goiás. As informações foram obtidas a partir de um recorte do banco de dados de base nacional do segundo ciclo do PMAQ-AB disponíveis no site do MS (http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pmaq.php?conteudo=2_ciclo). Realizou-se análise descritiva dos dados, utilizando-se a medida de frequência simples, por meio do programa Software Statistical Package of Social Sciences - SPSS.


Resultados
O percurso mais comum do usuário para a atenção especializada no estado de Goiás se dá por meio de encaminhamentos da atenção básica, onde o próprio usuário é responsável por marcar a consulta com encaminhamento em mãos (45%). Em (40,2%) dos casos as consultas são marcadas pela própria unidade e posteriormente a data é informada ao usuário. Muitos municípios contam com central de agendamento, onde o usuário consegue agendar a consulta via telefone (14,8%). Foi verificado também que não há um bom ordenamento e definição no fluxo, visto que, uma porcentagem significativa das unidades não tem retorno em relação aos encaminhamentos (83,9%).


Conclusões/Considerações

As fragilidades apontadas por este estudo poderão subsidiar a reflexão dos gestores quanto a identificação de problemas na coordenação, fluxo e continuidade da atenção e auxiliar no planejamento, na programação e na avaliação de medidas de intervenção a serem adotadas pela Secretaria do Estado da Saúde de Goiás e pelas Secretarias Municipais de Saúde, a fim de estruturar a Atenção Primária tornando-a mais resolutiva e menos dispendiosa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360