29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde |
24626 - AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE (APS) PARA EFETIVIDADE DA REDE DE ATENÇÃO JÉSSICA FERREIRA - UFFS, IANKA CRISTINA CELUPPI - UFFS, DANIELA SAVI GEREMIA - UFFS
Apresentação/Introdução As políticas de saúde por vezes não alcançam os resultados e mudanças desejáveis na saúde da população. Dado o cenário brasileiro de vultosas desigualdades sociais e escassez de recursos para o financiamento da saúde pública, a avaliação é vital para estabelecer a eficácia do impacto das políticas e programas. Sendo a APS o redesenho do modelo de saúde no Brasil avaliar sua efetividade é basilar.
Objetivos Identificar os principais conceitos da avaliação em saúde na atenção primária a fim de subsidiar análises de qualificação da gestão e organização da APS como ordenadora da rede de serviços de saúde.
Metodologia O estudo deu-se por meio de uma revisão narrativa da leitura a partir de pesquisa eletrônica de artigos indexados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coleção Nacional das Fontes do SUS (Coleciona SUS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), documentos oficiais e legislação brasileira. Utilizaram-se os seguintes descritores para a busca: Avaliação das Políticas de Saúde, Avaliação da Atenção Primária de Saúde e Efetividade da Atenção Primária de Saúde. Foram selecionados materiais publicados em portugueses e disponíveis na íntegra, compreendidos no período de 2005 a 2017.
Resultados Nos resultados obtidos, os estudos destacam diferentes estratégias para a avaliação da APS que valorizam a sinergia entre o modelo de atenção, os serviços de saúde e o estado de saúde da população. Como a avaliação sistemática junto ao monitoramento dos serviços primários, por meio de iniciativas como o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ); mecanismos internos de autoavaliação das intervenções dirigidas a atores específicos como gestores, unidades e equipes de saúde e usuários dos serviços, para a orientação do planejamento das ações de saúde; e primordialmente a avaliação da APS na relação com os outros serviços da rede, seu nível de articulação, ordenação e efetividade.
Conclusões/Considerações A avaliação da APS é uma atividade desafiadora, mas prioritária para a gestão pública, visto sua capacidade de orientar a formação de um diagnóstico da organização e funcionamento da rede dos serviços, possibilitando a identificação de potencialidades e aspectos críticos, além de auxiliar na racionalização dos gastos públicos e subsidiar a elaboração de ações setoriais.
|