Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde

23587 - INTEGRAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES - SNT AO REGISTRO MERCOSUL DE DOAÇÃO E TRANSPLANTES - DONASUR, MELHORIA DA QUALIDADE DO TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NO MERCOSUL
JORGE HENRIQUE VASCONCELOS SILVA - UFBA, ANA ANGÉLICA MARTINS DA TRINDADE - UFBA


Apresentação/Introdução
Analisamos se a Integração do Sistema Nacional de Transplante - SNT com o Registro MERCOSUL de Doação e Transplante - DONASUR, sistema responsável pelo registro e controle oficial de Doação e Transplante de Órgãos dentro do Bloco promove a melhoria e qualidade dos transplantes na sua área de abrangência.


Objetivos
A questão a ser respondida neste trabalho é se a integração entre o Sistema Nacional de Transplantes - SNT ao Registro MERCOSUL de Doação e Transplantes - DONASUR contribui para melhorar a qualidade dos transplantes no MERCOSUL.


Metodologia
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura contida em bases de dados na Internet, através de leituras especificas que abordam o assunto em foco, a exemplo de artigos, documentos oficiais e livros, possibilitando a construção de hipóteses. Como estratégia de levantamento bibliográfico foi realizada pesquisas de informações em sites oficiais do MERCOSUL, Sistema Brasileiro de Transplantes, DONASUR, Tribunal de Contas da União, Organização Mundial de Saúde, Instituto Nacional Central de Coordenação de Ablação e Implantação, bases de dados de saúde como: LILACS, SCIELO, e PUBMED, MEDLINE, NFC.


Resultados
No DONASUR verificamos que o Brasil corresponde aproximadamente a 87% dos transplantes realizados no âmbito do MERCOSUL. Sua abrangência foi de 102,6 doadores por milhão de população, 12,5 % superior ao segundo colocado da tabela que é o Uruguai. Verificamos que as informações sobre o número de transplantes realizados no Brasil em 2016, que constam no DONASUR é diferente do informado pelo Ministério da Saúde, indicando inconsistência na integração de informação dos dois sistemas. O DONASUR, não apenas consolida informações sobre transplantes dos países do MERCOSUL, mas também outros países da América de língua espanhola, totalizando 13 países.


Conclusões/Considerações
A integração do SNT com o DONASUR é vantajosa pois dá maior visibilidade às ações e programas de transplantes, permitindo troca de informações entre os membros do Bloco, que servirão aos gestores de saúde para tomadas de decisão e à sociedade para exercer maior controle sobre as políticas na área de transplantes no âmbito do MERCOSUL melhorando a qualidade como um todo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360