Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19j - Percursos no acesso à atenção à saúde

21346 - AS REDES E OS ENREDAMENTOS PRODUZIDOS PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
ROSILDA MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS BAIXADA SANTISTA, MARIA FERNANDA PETROLI FRUTUOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO- CAMPUS BAIXADA SANTISTA, FLÁVIA LIBERMAN - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO- CAMPUS BAIXADA SANTISTA, VIVIANE SANTALUCIA MAXIMINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO- CAMPUS BAIXADA SANTISTA


Apresentação/Introdução
No âmbito do cuidado em saúde, as redes podem ser consideradas decisivas, seja pela organização do sistema de saúde, seja pela constatação de que a manutenção da saúde parece apoiada em relacionamentos os mais diversos. Este trabalho é parte da pesquisa Atenção Básica e a produção do cuidado em Rede na cidade de Santos (SP), realizada de 2014 a 2016 em onze Unidades de Saúde.(Edital PPSUS)


Objetivos
Analisar experiências em rede de atenção à saúde nas quais estão envolvidos usuários e trabalhadores da atenção básica; conhecer as redes formais e informais das situações de cuidado; compreender a perspectiva do usuário como produtor da rede de cuidado


Metodologia
Utilizamos o método de pesquisa-intervenção e da cartografia, em que o pesquisador está implicado na experiência. A pesquisa foi organizada em etapas para o acompanhamento e a produção da experiência. Esses passos ocorreram de modo sequencial e/ou concomitante, de acordo com as especificidades das 11 situações de cuidado em um processo em que cada momento de pesquisa trouxe consigo o anterior e se prolongou nos seguintes. Os dados foram produzidos por meio de diários de pesquisa, “diagramas” e outros registros resultantes dos encontros e oficinas com diferentes protagonistas para compreensão das redes de cuidado.


Resultados
A partir da identificação de redes formais e informais que se interconectam e nem sempre são reconhecidas pelos profissionais, aponta o usuário e sua rede familiar como protagonistas na busca de apoio que nem sempre tem início na atenção básica. Aborda a interconexão de modo rizomático que implica em afirmar mútuas interferências “entre-redes” a partir do movimento do usuário nas redes que o constituem dentro de uma perspectiva de mútua afetação. As redes ganham maior ou menor destaque de acordo com a sua funcionalidade, avaliada a partir de seus efeitos e são utilizadas de diferentes modos de acordo com a necessidade, desejo ou mesmo como campo de negociações.


Conclusões/Considerações
Se por um lado há questionamento sobre a capacidade do usuário compreender ou reconhecer suas problemáticas o que pode interferir na escuta do serviço para poder atendê-lo, por outro, a confiança poderia favorecer os encontros, determinando os modos de “construir e habitar as redes”. O usuário e sua rede familiar aparecem como protagonistas na construção das redes, quando oferecem informações que podem respaldar intervenções pautadas na vida dos sujeitos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360