29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19i - Território, planejamento e gestão da atenção à saúde |
25554 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE EM MATO GROSSO DO SUL: CARAVANA DA SAÚDE. FLÁVIA RENATA DA SILVA ZUQUE - UFMS, ANA RITA BARBIERI - UFMS, ANDRÉIA INSABRALDE QUEIROZ CARDOSO - UFMS, ANGÉLICA FERNANDA SARAIVA CAMPOS - UFMS, DANIEL HENRIQUE TSUHA - SES/MS, ANDRESSA AKEIME YAMAKAWA TSUHA - UFMS, ALICE BIZERRA REIS - UFMS, JEAN RIBEIRO LEITE - UFMS
Apresentação/Introdução Em 2015 foi aprovado em Mato Grosso do Sul um Plano de Reestruturação da Saúde (e a “Caravana da Saúde” foi uma estratégia para promover o acesso da população aos serviços especializados. Foram disponibilizados serviços de consultas especializadas, cirurgias e exames. A ação teve início no ano de 2015 e término em 2016, realizando atendimento em 11 microrregiões do estado de MS.
Objetivos Avaliar o desempenho da “Caravana da Saúde”, como uma ação de promoção da equidade no acesso da população às consultas, exames e cirurgias nas diferentes microrregiões de saúde.
Metodologia Estudo transversal com abordagem quantitativa da ação “Caravana da Saúde”. Foi utilizado o Banco de Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS). Para cada microrregião foi calculada a prevalência de atendimentos por 10 mil habitantes, com base na estimativa populacional do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) das microrregiões de saúde do estado para os anos de 2015 e 2016. Os atendimentos foram agrupados em 03 categorias: consultas especializadas; cirurgias e exames. Foi desenvolvida análise estatística descritiva com identificação das prevalências relativas com nível de significância menor que 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%.
Resultados A “Caravana da Saúde” realizou 227. 593 atendimentos diretos à população, destes, 21% foram cirurgias, 69,25% consultas médicas especializadas e 9,31% exames. As maiores prevalências de consultas, por microrregião de residência foi: Campo Grande (430), Dourados (126), Paranaíba (123) e Três Lagoas (122). Cirurgia: Dourados (43), Aquidauana (38), Naviraí (29) e Corumbá (23). Os exames de diagnóstico por imagem concentraram-se na microrregião de Dourados, com predomínio de ressonância magnética (n=500) e tomografia (n=1200), representando 100% e 49,8% respectivamente destes exames realizados na Caravana da Saúde.
Conclusões/Considerações Foi observado que o maior número de consultas ocorreu em municípios com maior contingente populacional e a maior demanda de cirurgias concentrou-se nas microrregiões compostas por municípios de pequeno porte. A “Caravana da Saúde” teve efetividade, permitindo o acesso da população aos serviços disponibilizados e possibilitando o acesso destes indivíduos na rede de atenção especializada do Sistema Único de Saúde.
|