29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19i - Território, planejamento e gestão da atenção à saúde |
23328 - A CONTRIBUIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA FLUVIAL PARA A UNIVERSALIDADE DA SAÚDE NA AMAZÔNIA LEGAL. LUCAS VINICIUS REZENDE DE MORIAS - UNIFAP, GIOVANNA ROCHA SANTANA - UNIFAP, PABLO STEVAN BARBOSA DE CARVALHO - UNIFAP, LUCAS GIANNINI DE OLIVEIRA CONRADO ARRUDA - UNIFAP, GINO MORETO TERAMUSSI - UNIFAP, IAGO LUAN SILVEIRA DA SILVA - UNIFAP, ANA LAURA GOES SALVIANO - UNIFAP, TIAGO SOUZA AMORIM - UFAM, JOSÉ ÁDONNYS BEZERRA SILVA - UNICAP
Apresentação/Introdução Lançado em 2011 o programa de construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), tem como objetivo levar a atenção primária à saúde (APS) para todas as regiões dos estados da Amazônia Legal (BRASIL, 2014). Com esse programa busca-se cumprir na íntegra um dos princípios norteadores do SUS, universalidade, levando os cuidados primários a todas as comunidades dessa região (BRASIL, 2011).
Objetivos O intuito do trabalho é deixar claro a importância das UBSF para tornar à atenção primária acessível em todo o território nacional, superando obstáculos geográficos uma vez que muitas dessas comunidades atendidas são isoladas por via terrestre.
Metodologia Foram pesquisados nos bancos de dados Scielo, DATASUS e UNA-SUS artigos e informações que se adequassem ao escopo do trabalho. Foram utilizadas as palavras e frases ‘’UBSF’’, “importância das UBSF na Amazônia Legal”, "ESF Fluvial" e “UBSF na Atenção Básica universal”, sendo incluídos os artigos cujos temas ou resumos se mostravam adequados a revisão proposta, sendo selecionado artigos em língua portuguesa e com publicação entre os anos de 2010 e 2015. Além disso, o Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB), foi utilizado como fonte de orientação, visto que, traz informações mais completas e conceituais sobre a UBS Fluvial.
Resultados As ações da "UBSF" seguem os princípios da ESF, levando a APS as regiões mais remotas do país. Deve-se entender que é de grande valor as ações realizadas pela ESF nas UBS, resolvendo cerca de 80% dos problemas de saúde (ALMEIDA; FAUSTO; GIOVANELLA, 2011). Tendo em vista isso, tornou-se necessário o desenvolvimento das UBSF, levando assim acesso à saúde e qualidade de vida para essa população, que antes era isolada (FARIA et al., 2010). Além disso, é importante destacar as UBSF na consolidação de ações e programas em diversas áreas da saúde, com destaque para ações na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente, saúde bucal, controle da hipertensão e diabetes (SILVA et al., 2013).
Conclusões/Considerações Conforme analisado o diferencial das UBSF é a cobertura de uma população que antes não tinha acesso a cuidados de saúde, vivendo no total abandono. Com implantação do programa pode-se cumprir os princípios norteadores do SUS, levando saúde a essa população e melhorando a qualidade de vida desses brasileiros que antes não tinham acesso à atenção básica.
|