Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19i - Território, planejamento e gestão da atenção à saúde

23080 - O MODELO DE MUTIRÕES COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
SÉRGIO ANTONIO RIBEIRO CAMPOS - EBSERH/HU-UFJF, GRACIELA PAULA DO NASCIMENTO DUQUE - EBSERH/HU-UFJF, MARCELO ALVIM JORGE - EBSERH/HU-UFJF, LUCIANA CARVALHO DE MORES - EBSERH/HU-UFJF, ANGELA MARIA GOLLNER - EBSERH/HU-UFJF


Período de Realização
A experiência foi realizada no dia 10/11/2017 no distrito de Torreões, área rural de Juiz de Fora.


Objeto da Experiência
Avaliação de mutirões como instrumento efetivo de educação e assistência para promoção da saúde coletiva em comunidades com dificuldade de acesso.


Objetivos
Desenvolver ações de prevenção de doenças e promover saúde, levando atendimento e orientação à população desassistida e/ou com dificuldades de acesso à atenção à saúde, sobretudo por meio de consultas em especialidades médicas, realização de exames, monitoramento de doenças e realização de ações educacionais.


Metodologia
Foram oferecidas palestras educativas para a população adulta e infantil da localidade ressaltando a importância da alimentação saudável, saúde bucal e da prevenção de acidentes. Além destas, também foram desenvolvidas ações lúdico-educativas e exames médicos como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido para diagnóstico de hepatite B e C, orientações sobre higiene bucal, identificação de câncer de boca e outras doenças bucais e consultas médicas especializadas.


Resultados
Como resultado, a ação propiciou à população local aproximadamente 675 atendimentos, entre exames e consultas, além do alcance de mais de 200 pessoas a ações educativas de prevenção e promoção de saúde. A participação predominante foi de pessoas com mais de 33 anos e do sexo feminino. Os atendimentos assistenciais de atenção básica superaram os 75% do total e as ações educativas distribuíram-se igualitariamente entre as especialidades de Pediatria, Urologia, Terapia Ocupacional e Ginecologia.


Análise Crítica
Dos determinantes da utilização dos serviços de saúde elencados por Travasso e Martins (2004) , quais sejam, a necessidade de saúde, os usuários, os prestadores de serviços e a organização, o mutirão apresenta-se como alternativa capaz de minimizar potenciais dificultadores como as barreiras geográficas, de renda e característica e organização relacionados a estes, mostrando-se relevante para promoção de saúde em contextos de acesso limitado serviços assistenciais.


Conclusões e/ou Recomendações
O mutirão mostrou-se viável como instrumento de promoção da saúde, sobretudo em comunidades com dificuldades de acesso à saúde. Os resultados mostraram adesão de boa parte da população local. A ação possibilitou o acesso a diversas especialidades de atendimento e orientações, o que não aconteceria por vias usuais de acesso ou se oportunizariam espaços privilegiados para esclarecimento de dúvidas como aqueles produzidos pelo mutirão.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360