29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19i - Território, planejamento e gestão da atenção à saúde |
23080 - O MODELO DE MUTIRÕES COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE SÉRGIO ANTONIO RIBEIRO CAMPOS - EBSERH/HU-UFJF, GRACIELA PAULA DO NASCIMENTO DUQUE - EBSERH/HU-UFJF, MARCELO ALVIM JORGE - EBSERH/HU-UFJF, LUCIANA CARVALHO DE MORES - EBSERH/HU-UFJF, ANGELA MARIA GOLLNER - EBSERH/HU-UFJF
Período de Realização A experiência foi realizada no dia 10/11/2017 no distrito de Torreões, área rural de Juiz de Fora.
Objeto da Experiência Avaliação de mutirões como instrumento efetivo de educação e assistência para promoção da saúde coletiva em comunidades com dificuldade de acesso.
Objetivos Desenvolver ações de prevenção de doenças e promover saúde, levando atendimento e orientação à população desassistida e/ou com dificuldades de acesso à atenção à saúde, sobretudo por meio de consultas em especialidades médicas, realização de exames, monitoramento de doenças e realização de ações educacionais.
Metodologia Foram oferecidas palestras educativas para a população adulta e infantil da localidade ressaltando a importância da alimentação saudável, saúde bucal e da prevenção de acidentes. Além destas, também foram desenvolvidas ações lúdico-educativas e exames médicos como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido para diagnóstico de hepatite B e C, orientações sobre higiene bucal, identificação de câncer de boca e outras doenças bucais e consultas médicas especializadas.
Resultados Como resultado, a ação propiciou à população local aproximadamente 675 atendimentos, entre exames e consultas, além do alcance de mais de 200 pessoas a ações educativas de prevenção e promoção de saúde. A participação predominante foi de pessoas com mais de 33 anos e do sexo feminino. Os atendimentos assistenciais de atenção básica superaram os 75% do total e as ações educativas distribuíram-se igualitariamente entre as especialidades de Pediatria, Urologia, Terapia Ocupacional e Ginecologia.
Análise Crítica Dos determinantes da utilização dos serviços de saúde elencados por Travasso e Martins (2004) , quais sejam, a necessidade de saúde, os usuários, os prestadores de serviços e a organização, o mutirão apresenta-se como alternativa capaz de minimizar potenciais dificultadores como as barreiras geográficas, de renda e característica e organização relacionados a estes, mostrando-se relevante para promoção de saúde em contextos de acesso limitado serviços assistenciais.
Conclusões e/ou Recomendações O mutirão mostrou-se viável como instrumento de promoção da saúde, sobretudo em comunidades com dificuldades de acesso à saúde. Os resultados mostraram adesão de boa parte da população local. A ação possibilitou o acesso a diversas especialidades de atendimento e orientações, o que não aconteceria por vias usuais de acesso ou se oportunizariam espaços privilegiados para esclarecimento de dúvidas como aqueles produzidos pelo mutirão.
|