Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19h - Intersetorialidade e condições sensíveis à Atenção Básica

28520 - EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO VOLTADO PARA A DEMANDA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
PAULA RAFAELA PEGORER GEROMINI - UNESP, VANESSA NOLASCO FERREIRA - FIOCRUZ


Período de Realização
Da criação do projeto “Preciso Conversar” em 2016 a início de 2018.


Objeto da Experiência
Ações de planejamento e execução do projeto desenvolvido no território de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família (USF).


Objetivos
Descrever criticamente a experiência de executar uma estratégia de sensibilização coletiva no tema da violência doméstica, apontando a repercussão na demanda reprimida do território e suas potencialidades.


Metodologia
Utilizou-se da “sistematização de experiência” (SE) como método na construção deste relato. Por SE entende-se uma “reconstrução e reflexão analítica sobre uma experiência vivida, mediante a qual interpretamos o sucedido para melhor compreendê-lo”. Os sujeitos participantes foram a médica e a psicóloga da USF. A procura espontânea por demandas relacionadas à violência doméstica foi analisada durante todo o processo de implantação e andamento do projeto.


Resultados
Na elaboração, refletiu-se o conceito de violência doméstica a partir de literatura científica. A atividade de sensibilização se deu através de um vídeo disparador apresentado nos equipamentos sociais do território, atingindo públicos masculinos e femininos de várias idades. A oferta de acolhimento sigiloso via cartão de acesso ofertado no final dos encontros com pactuação prévia da equipe da USF facilitou o acesso de vítimas e agressores ao sistema de saúde local.


Análise Crítica
O aumento na procura espontânea por atendimento após a implantação do projeto refletiu a existência de uma demanda reprimida que o serviço de saúde ainda não é capaz de alcançar. A articulação com equipamentos sociais do território e a especialização das profissionais no tema da violência na saúde auxiliaram no planejamento das ações e no seguimento especializado dos casos diagnosticados pelas profissionais.


Conclusões e/ou Recomendações
O potencial de matriciamento do projeto para outros serviços do município (um centro de referência em assistência social e uma outra unidade de saúde) já foi articulado a fim de disseminar a proposta e promover a oportunidade de adaptar a metodologia a outras realidades territoriais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360