28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19h - Intersetorialidade e condições sensíveis à Atenção Básica |
27760 - INTERVENÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMILÍA EM UMA ESCOLA ESTADUAL: EFETIVANDO A INTERSETORIALIDADE ANA BEATRIZ HENRIQUE PARENTI - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, LARISSA ANGELO PEREIRA - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, LARISSA LIANE POLIM PROCÓPIO - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, DÉBORA GUEDELHA BLASI - FUNDAÇÃO UNI, KARYN CARREGÃ RODRIGUES - FUNDAÇÃO UNI, GABRIELA CAVALANTE ALVES GOMES - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, RÚBIA DE AGUIAR ALENCAR - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP
Período de Realização Intervenção realizada no período de 16 de Agosto a 22 de Novembro de 2017.
Objeto da Experiência Escola Estadual Prof. Manoel Patrício do Nascimento, situada na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.
Objetivos Sensibilizar professores e coordenadores de uma escola pública sobre a valorização do trabalho entre os setores da educação e saúde.
Metodologia As atividades foram desenvolvidas com professores em horários de aula de trabalho pedagógico coletivo, com o intuito de apresentar-lhes o serviço de saúde e construirmos maneiras de trabalharmos em conjunto. Discorremos sobre temas como violência, sexualidade, gênero e bullying. Em paralelo, nas atividades com os alunos, abordamos os mesmos temas, porém, além de ser adotado modelo dialógico, utilizamos recursos como dinâmicas, vídeos e materiais de apoio.
Resultados Através da capacitação sobre os temas abordados, houve apropriação dos professores em aumentar a resolutividade das demandas apresentadas pelos alunos, sem que esses necessitassem de encaminhamento ao serviço de saúde, exceto em casos complexos. Por parte dos alunos observamos a propagação do conhecimento adquirido para famílias e comunidade, diminuindo vulnerabilidades e agravos, tornando-os co-responsáveis pela própria saúde.
Análise Crítica As potencialidades deste trabalho foram efetivar de fato a intersetorialidade levantando demandas que não surgiam na rotina da unidade de saúde e principalmente o empoderamento dos adolescentes sobre informações que repercutirá na saúde da comunidade. As fragilidades encontradas são a dificuldade da equipe de saúde se ausentar da unidade para atividades extramuros, bem como executar o trabalho em redes, o qual não está intrínseco na própria equipe e nos demais equipamentos sociais
Conclusões e/ou Recomendações Acreditamos na importância desse trabalho para a efetivação da intersetorialidade, já que pensamos que a educação é fundamental para a saúde. Esses encontros ainda podem ser aperfeiçoados tanto com o apoio da coordenação da escola quanto da coordenação da residência e equipe de saúde da família, principalmente se esta proposta for apoiada pelas secretarias de educação e saúde do município.
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