28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19h - Intersetorialidade e condições sensíveis à Atenção Básica |
27285 - ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO AOS CASOS DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO EM HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE CHRISTIANE RAMOS DO CARMO PEREIRA - HFM FMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, CLAUDIO LUIZ DOS SANTOS TEIXEIRA - HFM FMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, TELMO GARCIA TEIXEIRA JUNIOR - HFM FMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, SIMONE LESSA CHAVES - SMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, DENISE SALEME MACIEL GONDIM - HFM FMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, VALÉRIA CARDOSO LYSANDRO DE ALBERNAZ GOMES - SMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ, CLAUDIO RODRIGUES TEIXEIRA; TEIXEIRA - HFM FMS CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ
Período de Realização Abril de 2015 até o presente momento
Objeto da Experiência Analisar os pacientes admitidos por Tentativa de Suicídio no H. Ferreira Machado (HFM), maior Emergência da região, em Campos dos Goytacazes/RJ.
Objetivos Promover atendimento psiquiátrico e psicológico humanizado desde a admissão do paciente;
Conhecer o perfil demográfico, fatores de risco e circunstâncias envolvidas através da notificação e entrevistas orientadas;
Promover o encaminhamento e acompanhamento desses pacientes na Rede de Saúde Mental.
Metodologia Foi criada ficha de notificação específica (em parceria entre os serviços de Psiquiatria, Psicologia e Vigilância Epidemiológica) a ser preenchida pela Psicologia durante abordagem dos pacientes. Tópicos principais para abordagem: Identificação, História do evento atual, Fatores de Risco, Circunstâncias envolvidas e Diagnóstico Psiquiátrico. As fichas são digitadas no EpiData Entry 3.1 e o Banco de Dados é analisado no Epidata Analysis V2.2.1.171 com geração de Relatórios semestrais.
Resultados Foram analisados 222 casos nos anos 2015 a 2017, respectivamente: Taxa de mortalidade: 3,17%, 1,75% e 2,63%; média de idade: 35, 36 e 28; sexo feminino: 80%, 69,3% e 78,9%; quanto a cor da pele: brancas 46,8%, 58,8% e 50%; ocupação: do lar 23%, do lar 26,3% e estudante 31,6%. No período, os principais métodos foram uso de medicamentos, pesticidas e objetos cortantes; conflitos familiares e afetivos foram as principais circunstâncias envolvidas; depressão foi o principal diagnóstico associado.
Análise Crítica Com base na baixa taxa de mortalidade, observamos que os casos admitidos no ambiente hospitalar precisam ser integrados em redes de atenção à saúde mental, somado ao fato de conflitos familiares e afetivos estarem implicados como circunstâncias motivadoras. A valorização de políticas públicas voltadas para o tema, no que tange à prevenção, tem se consolidado nos últimos anos, mas garantir o acesso facilitado à rede de atenção nestes casos ainda é um desafio para a saúde pública.
Conclusões e/ou Recomendações A organização de uma rede de atendimento especializada para os casos de Tentativas de Suicídio no município, mostrou-se possível através da valorização do trabalho interdisciplinar e intersetorial, objetivando acolhimento humanizado, identificação precoce do caso e inserção do mesmo na rede de cuidados da saúde. O acompanhamento especializado destes pacientes tende a evitar a reincidência da tentativa que muitas vezes pode ocorrer.
|