28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19h - Intersetorialidade e condições sensíveis à Atenção Básica |
22187 - IMPLEMENTAÇÃO DO APOIO MATRICIAL ESPECIALIZADO À ATENÇÃO BÁSICA COM FOCO NA LINHA DE CUIDADO DO DIABETES MELLITUS. RAFAEL TADEU DE ANDRADE - INSTITUTO DE SAÚDE, LUIZA STERMAN HEIMANN - INSTITUTO DE SAÚDE
Apresentação/Introdução O protocolo da linha de cuidado de diabetes mellitus do município de São Paulo prevê que os pacientes devem ser encaminhados aos serviços especializados nas condições de diabetes tipo 2 em uso de insulina, diabetes tipo 1 ou gestantes com diabetes prévio ou gestacional. Entretanto, nos serviços especializados, é recorrente o atendimento a usuários em uso exclusivo de hipoglicemiantes orais.
Objetivos Implementar e analisar o apoio matricial da Rede de Atenção Especializada Ambulatorial à atenção básica na especialidade de endocrinologia, com foco na linha de cuidado do diabetes mellitus, na região da Freguesia do Ó/Brasilândia.
Metodologia A pesquisa foi desenvolvida por meio do método da pesquisa-ação. A fase exploratória consistiu na identificação e avaliação dos usuários portadores de diabetes mellitus encaminhados à atenção especializada pela atenção básica nos anos de 2015 e 2016. O segundo momento do estudo foi constituído pelos seminários, onde os participantes formularam estratégias para enfrentamento da situação-problema e desenharam a proposta de apoio matricial. A última etapa do projeto foi a avaliação da intervenção e análise dos resultados, onde foi comparado os dados obtidos na fase exploratória com os dados gerados após implementação do apoio matricial.
Resultados Após as discussões entre os participantes do estudo, fora implementada o apoio matricial especializado à atenção básica, ao qual consistia em 3 eixos de ação: capacitação de profissionais, encontros presenciais periódicos e o estabelecimentos de canais de rápida comunicação. Em comparação ao momento anterior a intervenção, a implementação do apoio matricial propiciou redução de 10,88 % na proporção de pacientes encaminhados à especialidade de endocrinologia em desacordo com o protocolo de acesso da linha de cuidado de diabetes mellitus do município de São Paulo (redução de encaminhamentos desnecessários).
Conclusões/Considerações A implementação do apoio matricial especializado em endocrinologia às unidades básicas de saúde possibilitou a redução de encaminhamentos desnecessários de usuários portadores de diabetes mellitus (pacientes com pouco agravamento clínico, em uso exclusivo de hipoglicemiantes orais e sem indicação de uso de insulina), tornando a unidade na qual fora implementada a intervenção, mais resolutiva no acompanhamento de usuários com esse perfil.
|