28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19g - Regionalização e redes assistenciais de saúde |
28249 - RELATO DE EXPERIÊNCIA FRENTE AOS PRINCÍPIOS DE REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: AS PERCEPÇÕES OBTIDAS POR ACADÊMICOS DE MEDICINA EM CAMPO PRÁTICO MARIANA CRISTTINA LIMA DE FALCO - UNITAU, DIANA FERRAZ JUNQUEIRA - UNITAU, TALLITA ARAÚJO DA SILVA - UNITAU, TAIANNE FIORE SCHUMANN - UNITAU, LETÍCIA A. SANTIAGO - UNITAU, ALINE LINO BALISTA - UNITAU
Período de Realização Relato de experiência realizado no período de 22 de janeiro de 2018 a 16 de fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência O eixo central deste estudo consiste na aplicabilidade dos princípios de Regionalização e Hierarquização dos serviços de saúde em cenários práticos.
Objetivos O presente trabalho objetiva demonstrar, a partir da vivência nos estágios abrangidos pela disciplina de Saúde Coletiva, como os princípios de Regionalização e Hierarquização dos serviços de saúde se aplicam na prática diária e o impacto dos mesmos sob a assistência aos usuários do SUS de Taubaté.
Metodologia Estudo realizado por acadêmicos de Medicina, como parte das atividades da disciplina de Saúde Coletiva. Os cenários do trabalho foram os serviços de saúde PAMO Bosque, USF Água Quente, AMI, todos localizados no município de Taubaté. Foram realizados atendimentos em nível ambulatorial, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Infectologia. Participou do estudo toda a população atendida durante o estágio. Foram relatadas, então, as experiências obtidas em campo.
Resultados Foi observado que os usuários de municípios próximos eram encaminhados para Taubaté, com intuito de se obter acesso a serviços de maior complexidade. Constatou-se que a maioria da população atendida foi referenciada a ambulatórios de especialidades, a fim de garantir atendimento integral a mesma. Alguns aspectos negativos foram notados, como a longa espera por vagas de atendimento após encaminhamento, de modo a prorrogar as necessidades dos utilizadores dos serviços.
Análise Crítica Taubaté é município-pólo do XVII Departamento Regional de Saúde e oferece serviços de média e alta complexidade aos municípios a ele adstritos, respeitando o principio de Regionalização. Além disso, busca a promoção da integralidade de assistência dentro de suas fronteiras, a partir do sistema de referência, conforme o nível de complexidade que cada caso exija. Dessa forma, efetiva, também, a diretriz de Hierarquização.
Conclusões e/ou Recomendações O trabalho foi benéfico visto que observou a aplicabilidade dos princípios de Regionalização e Hierarquização. Porém, constatou-se que tais diretrizes ainda apresentam barreiras prejudiciais à integralidade de atendimento, como a demora por agendamento de consultas. Logo, para garantir uma assistência apropriada aos seus usuários, o SUS deve assegurar o funcionamento adequado do processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde.
|