Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19g - Regionalização e redes assistenciais de saúde

26879 - DIFERENÇAS REGIONAIS E O DESAFIO DA ORGANIZAÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO
ANA LUIZA D´ÁVILA VIANA - USP, ANA PAULA CHANCHARULO DE MORAIS PEREIRA - UNEB, MARIA PAULA FERREIRA - SEADE, EDGARD RODRIGUES FUSARO - DIEESE


Apresentação/Introdução
As transformações socioespaciais que integram o processo de reestruturação do território brasileiro apontam para mudanças significativas, que tanto operam no sentido de conectar como de fragmentar o território. As políticas sociais, em especial a da saúde, explicitou as especificidades locorregionais no acesso as ações e serviços de saúde.


Objetivos
Analisar as características socioeconômicas, de oferta e complexidade de serviços de saúde de duas regiões do nordeste brasileiro que integram uma rede interestadual de atenção à saúde.


Metodologia
A análise das regiões de saúde foi realizada, a partir da agregação de dados municipais disponíveis no Datasus e microdados do Censo Demográfico Brasileiro 2010. Para a dimensão socioeconômica utilizou-se as seguintes variáveis: renda domiciliar per capta, PIB per capta, % de pessoas de 10 anos ou mais com pelo menos o ensino fundamental, % de pessoas de 10 anos ou mais com pelo menos o ensino médio e densidade demográfica; para oferta e complexidade % de leitos por 1.000 habitantes, % de médicos por 1.000 habitantes, % de beneficiários de planos de saúde e % de internações de alta complexidade no SUS no total de internações.


Resultados
A região de saúde de Petrolina (PE) é constituída por 07 municípios e a de Juazeiro (BA) por 10 municípios. Os achados demonstram que a região de saúde de Petrolina apresenta um médio desenvolvimento socioeconômico e uma média oferta e complexidade de serviços de saúde. Quando se desagrega por município constata-se a heterogeneidade intramunicipal e inter-regional. Do lado de Pernambuco, Petrolina é o grande polo na oferta de bens e serviços, por outro lado, na Bahia, Juazeiro é um polo importante, mas Sobradinho apresenta papel de destaque.


Conclusões/Considerações
As regiões estudadas conformam juntas um aglomerado urbano que nasce de suas interações espaciais e do deslocamento rotineiro para trabalho ou estudo. As diferenças regionais desafiam a organização da rede de atenção. A superação das barreiras de acesso depende de políticas sociais e de pactos federativos robustos, que tenham como sustentação a cooperação e a solidariedade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360