28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19e - Necessidades em saúde |
25173 - O USO DO TELESSAÚDERS APÓS TRANSIÇÃO ESTRUTURADA DO CUIDADO DE PACIENTES DE CARDIOLOGIA VERONICA LUCAS DE OLIVERA GUATTINI - UFRGS, MATHEUS CANELLAS FONSECA BARBOSA DOS SANTOS - UFRGS, LUCAS SANTOS FLORES - UFRGS, JAQUELINE JAQUES CAMBOIM - UFRGS, BETINA BRAMRAITER BORILE - UFRGS, JOANNA D‘ARC LYRA BATISTA - UFRGS, KAREN BRASIL RUSCHEL - UFRGS, NATAN KATZ - UFRGS, ERNO HARZHEIM - UFRGS, CARISI ANNE POLANCZYK - UFRGS
Apresentação/Introdução A integralidade do SUS exige mecanismos efetivos de referência e contrarreferência dos pacientes. Com a superlotação dos centros especializados e longos tempos de espera, estratégias de telessaúde oferecem possibilidades de intervenção nesse processo. A doença arterial coronariana (DAC) tem grande mortalidade, e o manejo de pacientes sem indicação cirúrgica é prerrogativa da atenção primária (AP).
Objetivos Avaliar a influência da transição estruturada do cuidado com suporte de telessaúde no uso de serviços do TelessaúdeRS (TSRS).
Metodologia Pacientes com DAC controlada em condições de alta ambulatorial foram convidados para estudo randomizado paralelo e de não-inferioridade, e alocados aleatoriamente entre alta para AP (grupo TSRS) e manutenção no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (grupo HCPA). O grupo TSRS recebia nota de alta estruturada e um médico do TSRS fazia contato com a AP para comunicar a alta e revisar o manejo do paciente. Nesta análise o desfecho foi o uso de serviços de teleconsultoria do TSRS: 0800 (para dúvidas clínicas) e suporte à regulação (RegulaSUS). Pelo comportamento não-normal do desfecho, ele é exposto em mediana e intervalo interquartil (IQR) e os grupos foram comparados com o teste de Mann-Whitney.
Resultados Um total de 267 pacientes foram incluídos, representando 187 unidades de saúde. Os pacientes tinham em média 67,03 ± 10,3 anos, todos os pacientes incluídos tinham controle adequado de sintomas. O grupo TSRS (n=135) teve 3810 ligações durante o estudo (2206 no serviço 0800, e 1604 no RegulaSUS), com mediana de 9 ligações/médico (IQR 27). O grupo HCPA (n=132) teve 2529 ligações (1537 no 0800 e 992 no RegulaSUS), com mediana 6,50 (IQR 18). O teste de Mann-Whitney encontrou p=.104 para o total das ligações, p=.157 para ligações do 0800 e p=.325 para ligações do RegulaSUS. Os resultados foram semelhantes quando restritos para ligações por motivos cardiológicos.
Conclusões/Considerações A transição estruturada do cuidado com suporte de telessaúde parece ter influenciado o uso dos serviços de teleconsultoria, o que poderia ser corroborado por futuras pesquisas. Como limitação não controlada neste trabalho destaca-se a potencial contaminação dos grupos, pois é possível que uma mesma unidade tenha recebido pacientes de grupos diferentes.
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