Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19e - Necessidades em saúde

24012 - PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ACERCA DA ATENÇÃO DOMICILIAR
ELOIZA BARROS LUCIANO ROLIM - URCA, NATÁLIA RODRIGUES VIEIRA - URCA, CAMILA LIMA SILVA - URCA, ÁLISSAN KARINE LIMA MARTINS - URCA, ANTONIA PRISCILA - URCA, ALINIANA DA SILVA SANTOS - UECE, CÉLIDA JULIANA DE OLIVEIRA - URCA, ANA MARIA PARENTE GARCIA ALENCAR - URCA, SOFIA DE MORAIS ARNALDO - URCA, NATANA DE MORAIS RAMOS - UFPB


Apresentação/Introdução
A assistência domiciliar possibilita ao profissional de saúde visualizar seu cliente além do seu estado biológico, porém esse tipo de serviço ainda enfrenta dificuldades na sua efetivação.


Objetivos
Conhecer a percepção dos profissionais de saúde acerca da atenção domiciliar.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de caráter qualitativo. A coleta de dados ocorreu entre 18 de maio a 31 de junho de 2016 através de uma entrevista semiestruturada realizada com nove profissionais das unidades básicas de saúde da zona urbana do município de Crato, Ceará. Os dados foram analisados segundo à Análise Temática de Conteúdo preconizada por Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 1.448.030.


Resultados
Os profissionais consideram a prática da atenção domiciliar positiva pela possibilidade de diagnóstico prévio de situações ou associação de fatores que podem estar atrelados ao estado do paciente e que comumente não seriam percebidos em outra modalidade ou local de atendimento. Os entrevistados relatam que a maior repercussão para os pacientes é a criação de vínculos favorecendo a garantia e a continuidade da atenção, além de ser um momento onde é estabelecida a corresponsabilização das ações, o estímulo do desenvolvimento de um paciente autônomo, crítico e reflexivo e a possibilidade de envolver toda a família no cuidado.


Conclusões/Considerações
Os depoimentos colhidos revelam a necessidade de repensar a produção do cuidado domiciliar em relação à finalidade, a execução e a qualidade da assistência prestada, para que de fato a atenção domiciliar possa apresentar avanços significativos na produção de saúde da população atendida na atenção básica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360