Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19e - Necessidades em saúde

21562 - USO DO QUESTIONÁRIO DUKE HEALTH PROFILE ENTRE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA, UBERLÂNDIA-MG
JEAN EZEQUIEL LIMONGI - UFU, HENRIQUE CÉSAR PARANHOS MARTINS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MARIA ELCI ROSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, THIAGO NUNES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, FRANCISCO ASSIS MIGUEL JARDINE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


Apresentação/Introdução
O Duke Health Profile (DUKE) é um instrumento de medida que auxilia na caracterização de populações em relação ao estado funcional de saúde de pessoas no período anterior de uma semana. O DUKE é um questionário com 17 itens genéricos autoaplicável ou respondido por entrevista, validado primariamente em pacientes de atenção básica.


Objetivos
Avaliar o estado de saúde de usuários da Atenção Básica do município de Uberlândia-MG, fazendo comparação entre os subgrupos da amostra (gênero, idade e escolaridade) e avaliar o uso do DUKE em campo.


Metodologia
Em uma unidade básica de saúde foi utilizado, por meio de amostra de conveniência, o DUKE foi aplicado avaliando-se suas seis escalas de saúde funcional (saúde física, mental, social, geral, percepção de saúde e auto-estima) e cinco escalas de disfunções na saúde (ansiedade, depressão, ansiedade-depressão, dor e incapacidade), ambas medidas por escores. O programa Epi Info 7. 1. 3 foi utilizado para entrada e análise dos dados. Foram utilizados os testes Wilcoxon-Mann-Whitney e Teste t de Student (α= 5%).


Resultados
: Foram obtidos 484 questionários de indivíduos entre 18 e 81 anos (36,6 ± 13,7), 52,1% do sexo feminino. As mulheres obtiveram escores menores nas escalas de saúde física, mental e geral (p<0,0001, p=0,01, p<0,0001) e maiores nas escalas de ansiedade, depressão, ansiedade-depressão e dor (p<0,0001, p=0,01, p<0,0001, p<0,0001). Os idosos obtiveram escores menores nas escalas de saúde física, mental e geral (p<0,0001, p=0,02, p<0,0001) e maiores nas escalas de ansiedade, depressão, ansiedade-depressão e dor (p<0,0001, p<0,0001, p<0,001, p<0,0001). Indivíduos com nível superior de escolaridade obtiveram escores mais elevados na escala saúde social (p=0,01).


Conclusões/Considerações
IIndivíduos do gênero feminino e idosos tiveram as piores avaliações de saúde, o que aponta para a necessidade de maior cuidado na Atenção Básica para estes subgrupos de risco. O uso do DUKE se mostrou útil devido à rapidez na aplicação e na aceitabilidade dos usuários, além de sua sensibilidade já comprovada em outro estudos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360