Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19e - Necessidades em saúde

21409 - INTERFACE ENTRE NECESSIDADES DE SAÚDE E PRÁTICAS DE CUIDADOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO
CARINE SILVESTRINI SENA LIMA DA SILVA - UNESA, DONIZETE VAGO DAHER - UFF, FABIANA FERREIRA KOOPMANS - UERJ, MARIANA CABRAL SCHVEITZER - UNIFESP, RAYANNE LEAL DIAS DA SILVA - UFF, MAGDA GUIMARÃES DE ARAUJO FARIA - UERJ, PATRICIA SOARES AUGUSTO - UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇU, HERMES CANDIDO DE PAULA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
Os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas às necessidades de saúde da população. desta forma as práticas de cuidado realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) deveriam objetivar ao atendimento das necessidades de saúde de indivíduos e grupos sociais que constituem um determinado território. Entretanto, esta proposta está, ainda, em construção.


Objetivos
Analisar a interface entre as necessidades de saúde dos usuários e as práticas de cuidado realizadas pela equipe multiprofissional no contexto da APS.


Metodologia
Trata-se de um scoping review de produções científicas de abordagem qualitativa, tendo como base o manual de revisão de escopo do Instituto Joanna Briggs (IJB). As buscas foram realizadas nas bases de dados: BVS, PubMed, WEB of Science, Scopus, Science Direct, OASISbr e RCAAP, por meio dos seguintes descritores: Necessidades e demandas de serviços de saúde; Diagnóstico; Planejamento em saúde e Atenção Primária a Saúde. Estes foram selecionados a partir da Estratégia PCC que permitiu formular a seguinte questão norteadora: Para os profissionais de saúde qual a interface entre as necessidades de saúde da população e as práticas de cuidado realizadas pela equipe multiprofissional na APS?


Resultados
Após a busca inicial foram encontrados 112 artigos. Destes foram ao final incluídos um total de 16 estudos. Após análise os dados geraram quatro categorias. Os achados mostram que, em sua maioria, os estudos apresentam que as práticas de cuidado não estão centradas nas necessidades de saúde dos usuários e sim no agravo de saúde, fortalecendo o modelo biomédico de assistência à saúde.


Conclusões/Considerações
Comprovou-se que ha uma frágil conexão entre as necessidades de saúde dos usuários e as práticas de cuidado realizadas pela equipe multiprofissional no contexto da APS. A amostra que compôs este estudo aponta para um lento avanço na dimensão do trabalho com a comunidade na perspectiva de uma integração e de instituição de ações de co-participação no planejamento de ações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360