27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19c - Atenção materno-infantil |
25183 - CONSTRUÇÃO DA LINHA DE CUIDADO MATERNO-INFANTIL EM FRANCO DA ROCHA ANDRESSA ROCHA OLAH - INSTITUTO DE SAÚDE, CINTIA DE FREITAS OLIVEIRA - INSTITUTO DE SAÚDE, MARIA ERONILSA NASCIMENTO CIRIACO - INSTITUTO DE SAÚDE, THAILA PEREIRA SANTANA - INSTITUTO DE SAÚDE, SONIA ISOYAMA VENANCIO - INSTITUTO DE SAÚDE, MARITSA CARLA DE BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE, JOSE ALEXANDRE BUSO WEILLER - SECRETARIA DE SAÚDE DE FRANCO DA ROCHA
Período de Realização Período: 10 de Agosto de 2017 a 13 de Dezembro de 2017
Objeto da Experiência Linha de Cuidado Materno-infantil do Município de Franco da Rocha
Objetivos Apoiar a construção da Linha de Cuidado Materno-Infantil do município de Franco da Rocha, por meio da elaboração de um material técnico para uso dos trabalhadores da saúde vinculados à essa área, no intuito de qualificar a atenção à gestação, parto e puerpério.
Metodologia Foram realizadas reuniões com trabalhadores e gestores de saúde; levantamento de evidências científicas, guias e protocolos; realizadas visitas e observação participante em quatro UBS, duas maternidades, um ambulatório de gestação de alto risco e ao serviço de referência para anticoncepção definitiva. Foi desenvolvida também uma oficina de pactuação com todos os atores envolvidos no processo para estabelecer condutas, fluxos de encaminhamentos e procedimentos.
Resultados As visitas aos equipamentos de saúde permitiram a observação de pontos de vulnerabilidade que careciam de protocolos e fluxos de conduta; a oficina de pactuação possibilitou ajustes na LC Materno-Infantil, desde o planejamento reprodutivo até a atenção puerperal. Construiu-se um material técnico para orientação dessa LC que ficou dividido em: planejamento reprodutivo, pré-natal de risco habitual e alto risco, atenção ao parto e ao puerpério e indicadores de monitoramento.
Análise Crítica A elaboração do Caderno de Cuidado Materno-Infantil, que orienta as ações a serem desenvolvidas dentro dessa LC, foi um processo participativo que envolveu os níveis mais centrais da Secretaria de Saúde e trabalhadores, com apoio do Instituto de Saúde. O espaço deliberativo criado se mostrou produtivo, com propostas de mudanças e ajustes necessários na LC e nos serviços, além da possibilidade de participação de atores de outros municípios, que compõem essa rede, nas discussões e pactuações.
Conclusões e/ou Recomendações A construção do material foi bem sucedida e corrobora a necessidade de um processo participativo, com espaços de diálogo e troca de experiências. Esse processo possibilitou a construção de uma LC única e adaptada à realidade francorrochense. Sugere-se que sua implementação seja acompanhada de ações ligadas à Educação Permanente e Continuada, além de um monitoramento e avaliação com foco, principalmente, na redução da mortalidade Materna-Infantil.
|