Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19c - Atenção materno-infantil

23727 - ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA COM A REDE DE SERVIÇOS DE BOTUCATU
CAROLINE ELIANE COUTO - FMB/UNESP, PATRÍCIA RODRIGUES SANINE - FMB/UNESP, ADRIANO DIAS - FMB/UNESP, CAROLINA SIQUEIRA MENDONÇA - FMB/UNESP, DINAIR FERREIRA MACHADO - FMB/UNESP, JOSIANE FERNANDES LOZIGLIA CARRAPATO - FMB/UNESP, LUCEIME OLÍVIA NUNES - FMB/UNESP, NÁDIA PLACIDELI - FMB/UNESP, THAIS FERNANDA TORTORELLI ZARILI - FMB/UNESP, ELEN ROSE LODEIRO CASTANHEIRA - FMB/UNESP


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança define, que a atuação dos serviços de Atenção Primária a Saúde (APS) deve se dar de modo integrado com serviços municipais/regionais, configurando uma atenção em rede. O município de Botucatu dispõe de serviços de saúde de diversas complexidades e abrangência, o que possibilita avaliar a atuação em rede.


Objetivos
Avaliar a oferta de ações de atenção à saúde da criança nos serviços de APS do município de Botucatu e sua integração na rede de serviços.


Metodologia
Avaliação transversal resultante da aplicação do instrumento de avaliação QualiAB no ano de 2014 em serviços da APS de Botucatu/SP. Para a análise foram selecionados 27 indicadores de atenção em rede de apoio à atenção à saúde da criança, além de variáveis de caracterização dos serviços de APS.


Resultados
Do universo de 20 serviços, 19 aderiram à avaliação, sendo Unidade Básica de Saúde (47,9%) e Saúde da Família ou Unidade Básica com agente comunitário de saúde (59,1%). Citaram acesso integrado a toda rede (10,5%) e aos serviços municipais (31,6%). Possuem acesso ao: NASF (89,5%); pré-natal de alto risco (100%); CRAS/CREAS (100%) e CAPSi (47,6%). Apesar de todos referirem identificar/encaminhar gestantes de alto risco para serviço de referência, mantem acompanhamento na unidade (63,2%). O mesmo ocorre nas situações de violência (79% denuncia; 89,5% encaminha ao NASF/CRAS/CREAS). Realizam orientações sobre inscrições em programas sociais (89,5%).


Conclusões/Considerações
Apesar do município possuir um conjunto diversificado de equipamentos, há limitações em relação ao seu reconhecimento como rede de apoio à saúde da criança. Os dados encontrados indicam a necessidade de ampliar a integração entre os serviços e assim contribuir para a efetivação de uma atenção integral à saúde da criança.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360