27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19c - Atenção materno-infantil |
21805 - NECESSIDADES DE SAÚDE DE FAMILIARES E CRIANÇAS EGRESSAS DA TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A CONTINUIDADE NO SEGUIMENTO ANDREZA MIRANDA DE ABREU - UFMG, ELYSÂNGELA DITTZ DUARTE - UFMG, MARIANA BUENO - USP
Apresentação/Introdução As Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) são as que têm ou estão em risco para apresentarem uma condição crônica relacionada ao desenvolvimento, ao comportamento e emocional. Nessa perspectiva, o profissional de saúde exerce papel fundamental no seguimento ambulatorial, e sua compreensão acerca das Necessidades de Saúde das CRIANES pode interferir na continuidade do cuidado.
Objetivos Analisar, sob a perspectiva dos profissionais, as Necessidades de Saúde de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde e de seus familiares em um ambulatório de seguimento.
Metodologia Estudo qualitativo exploratório com o referencial metodológico da dialética e referencial teórico de Agnes Heller. O trabalho de campo foi em um ambulatório de seguimento da criança de risco de Belo Horizonte. Os participantes foram nove profissionais da equipe multiprofissional. Os dados foram coletados por entrevista com a utilização de roteiro semiestruturado com os profissionais e por observações de campo da trajetória do familiar e/ou cuidador no dia da consulta de seu filho. Foi realizada a validação externa dos resultados com os profissionais, onde se expôs a estes a síntese dos mesmos. A análise dos dados foi sustentada pela análise de conteúdo temática de Bardin.
Resultados Categorias empíricas: As diferentes dimensões das Necessidades de Saúde sob as perspectivas dos profissionais no serviço de seguimento; Necessidades de Saúde e o contexto social das CRIANES; Interações entre profissionais, familiares e CRIANES no ambulatório; O momento do encontro entre familiar das CRIANES e profissionais: Necessidades de Saúde que se revelam. Evidenciou-se que os profissionais reconheceram Necessidades de Saúde no contexto de cuidado às CRIANES e suas famílias, a relação destas com o contexto social no qual vivem, e que essas são expressas pelo familiar das CRIANES nos serviços. No processo de trabalho do ambulatório, a equipe não conseguiu articular a discussão dos casos.
Conclusões/Considerações O reconhecimento das Necessidades de Saúde apresentou-se como um conhecimento que veio potencializar a prática dos profissionais, possibilitou o olhar ampliado sobre o cuidar dos familiares as CRIANES. Para que o reconhecimento das Necessidades de Saúde possa acontecer em articulação entre a equipe estratégia como a inclusão da discussão das Necessidades de Saúde das CRIANES no processo de trabalho do ambulatório devem ser pensadas.
|