27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19b - Profissionais de saúde |
28622 - COMISSÃO PERMANENTE DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO (CIES) COMO CONDUTORA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA MACRORREGIÃO DE SOBRAL-CEARÁ LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., MARIA JOSÉ GALDINO SARAIVA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., MÁRCIA MARIA SANTOS DA SILVA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., JOSÉ REGINALDO FEIJÃO PARENTE - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL., GERARDO CRISTINO FILHO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SOBRAL. SOBRAL, CEARÁ, BRASIL.
Período de Realização Experiência desenvolvida desde 2007 até os dias atuais.
Objeto da Experiência A Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) da macrorregião de saúde de Sobral, Ceará.
Objetivos Relatar a experiência da CIES da macrorregião de Saúde de Sobral na condução da Política de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) na região Norte do Estado.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência da CIES enquanto instância colegiada que conduz a PNEPS na região Norte do Ceará. A CIES da macrorregião de Sobral, juntamente com outras três comissões no Estado possuem funcionamento contínuo na formulação e condução das ações de educação permanente, considerando os princípios da regionalização da saúde. A macrorregião de Saúde de Sobral é composta por 55 municípios, sendo distribuídos pelas regiões de saúde de Acaraú, Camocim, Crateús, Tianguá e Sobral.
Resultados A CIES Sobral é composta pelos segmentos da gestão, atenção, formação e controle social, possui encontros mensais de planejamento e implementação da educação permanente em saúde. Dentro dos princípios da educação permanente, o colegiado vem articulando estratégias de formação e desenvolvimento do trabalho e da gestão em saúde, em consonância com as necessidades locais. Dentre estas, destacam-se a qualificação dos trabalhadores em segurança do paciente e formação técnica em saúde bucal.
Análise Crítica Sobral tem histórico de integração ensino-serviço e educação permanente que antecede a política de educação permanente, que vem transformar os processos de trabalho e gestão em saúde, por meio da qualificação dos trabalhadores e gestores. Mesmo diante da complexidade do processo de se implantar e implementar a PNEPS, no contexto político e econômico atual, a CIES Sobral vem superando os obstáculos através do diálogo e troca de responsabilidades compartilhadas, demostrando construção coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Pelo exposto mostra-se uma trajetória sólida da CIES da macrorregião de saúde de Sobral. Para além do apoio a política, ela é condutora dos disparos da efetivação da PNEPS, seguindo sempre a aquiescência do órgão superior e orientada pelas necessidades locais. De modo que desde sua implantação ela vem contribuindo no acompanhamento, monitoramento e avaliação da implementação da Política de Formação e Desenvolvimento no âmbito do SUS.
|