27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19b - Profissionais de saúde |
26752 - O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DUCIELE ARAÚJO PINHEIRO BIONE - SMS CRATO / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E PET GRADUASUS - URCA, MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO - SESA - CE - HEMOCENTRO REGIONAL DE CRATO / COREN - CE - SUBSEÇÃO CARIRI / GPCLIN - URCA, EDILMA GOMES ROCHA CAVALCANTE - URCA, DANIELLE DE NORÕES MOTA - SMS CRATO / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E PET GRADUASUS - URCA, JOÃO RILDAMAR DE ANDRADE - SMS RECIFE / SESA - PE, ITAMARA DA COSTA SOUSA - FACULDADE ESTÁCIO - FMJ / SMS BARBALHA, ARETHA FEITOSA DE ARAÚJO - URCA / FJN / UECE, ANTÔNIA LIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - SMS - FORTALEZA, ALESSANDRA BEZERRA DE BRITO - SMS - CRATO / UNILEÃO, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO - URCA / UECE
Período de Realização De julho de 2017 a fevereiro de 2018
Objeto da Experiência Implantação da primeira etapa do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à saúde (QualificaAPSUS).
Objetivos Relatar a experiência da implantação da primeira etapa do projeto QualificaAPSUS em uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do interior cearense.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência sobre a primeira etapa do projeto, descrevendo a estruturação e organização do processo de trabalho para implantação do QualificaAPSUS em uma das equipes da ESF em Crato, Ceará. Foram realizadas oficinas de capacitação dos profissionais de saúde e encontros mensais na unidade de saúde com um tutor, de forma a identificar as potencialidades e fragilidades da equipe.
Resultados Com as oficinas, elaboraram-se matrizes de intervenção para realização e monitoramento das ações, com metas e prazos pactuados. O projeto resultou em reforma da unidade e aquisição de novos equipamentos. O acolhimento foi implantado com classificação de risco, agendamento flexível aos usuários, atualização do cadastro das famílias e uma nova territorialização para a equipe. Essas mudanças ocasionaram maior satisfação dos usuários, melhoria do processo de trabalho e dos indicadores de saúde.
Análise Crítica A realização das oficinas para os profissionais de saúde e o auxílio do tutor possibilitou a construção de uma matriz de intervenção efetiva e participativa, com avanços e mudanças na organização do processo de trabalho das equipes da ESF. O projeto está trazendo inovações tecnológicas e desafios para reordenar a atenção primária em saúde, sendo a estruturação da equipe um grande desafio.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados impetrados na reorganização e qualificação dos processos de trabalho estão proporcionando melhoria nos indicadores de saúde, motivando as demais equipes do município a participarem do QualificaAPSUS. Destarte, mesmo que as equipes não alcancem a certificação, o desafio é a qualidade da atenção à saúde oferecida aos usuários, além da valorização das ações dos profissionais.
|