Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19b - Profissionais de saúde

26021 - CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR: IMPRESSÕES E PERCEPÇÕES VIVENCIADAS NO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR (PIM/PIA) NO RIO GRANDE DO SUL.
ROSA DA ROSA MINHO DOS SANTOS - UNIRITTER, JULIA BORGES ANTUNES - UFRGS, MAYUME GONÇALVES LEMES - UNILASALLE, RAQUEL MALTA FONTENELE - UNIRITTER


Período de Realização
A experiência corresponde ao período de seis meses a dois anos.


Objeto da Experiência
Relatar as vivências das acadêmicas, durante o estágio extracurricular, na implantação do Programa Primeira Infância Melhor - Porto Infância Alegre.


Objetivos
Descrever a vivência de acadêmicas dos cursos de enfermagem e educação física como atuante no estágio extracurricular, durante o processo de implementação do Programa Primeira Infância Melhor em um município do Rio Grande do Sul.


Metodologia
Para este relato, foram consideradas as vivências de capacitações oferecidas para os graduandos; o planejamento e ações realizadas em um território de um município do Estado do Rio Grande do Sul. Assim como, pretende-se relatar a experiência de atuação durante as etapas de implantação do programa: (1) seleção de famílias; (2) preenchimento de censo de caracterização e diagnóstico; (3) modalidade de atenção e (4) monitoramento do desenvolvimento integral infantil.


Resultados
Pode-se perceber que o programa pretende alcançar benefícios cognitivos, motores, socioafetivos e de comunicação para criança de 0 a 06 anos. Ao realizar as atividades, o acadêmico exerce o papel de facilitador na identificação das famílias e na realização do censo. A experiência permitiu enriquecer os conhecimentos sobre território, planejamento e gestão, assim como a percepção do desenvolvimento infantil, na identificação de possíveis alterações do desenvolvimento.



Análise Crítica
A vivência de um estágio extracurricular voltado para comunidades vulneráveis e de risco, realizadas com equipe multidisciplinar oportuniza ao acadêmico visualizar a dimensão dos cuidados prestados ao binômio criança-família usando como norteador os princípios de universalização, equidade e integralidade. A inserção na comunidade vem acompanhada de dificuldades que conferem ao acadêmico a oportunidade de exercitar sua capacidade de resiliência e pensamento crítico sobre sociedade equânime.


Conclusões e/ou Recomendações
A integração entre estudantes de diversos cursos potencializa a qualidade do atendimento ao usuário/beneficiário por garantir o exercício e desenvolvimento prático das competências e habilidades ao futuro profissional. Destaca-se a formação de uma rede viva entre servidores, usuários e gestão capaz de remeter atualizações no planejamento prático que valide maior impacto no desenvolvimento da criança além de considerar individualidades.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360