Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19b - Profissionais de saúde

24552 - QUALIDADE DO ATENDIMENTO SEGUNDO OS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS. GOIANA, PERNAMBUCO, BRASIL, 2017.
MARIA DA PENHA RODRIGUES DOS SANTOS - FIOCRUZ/IAM, MARIA DO SOCORRO VELOSO DE ALBUQUERQUE - UFPE, TEREZA MACIEL LYRA - FIOCRUZ/IAM, ANTÔNIO DA CRUZ GOUVEIA MENDES - FIOCRUZ/IAM, FABIANA LETÍCIA DA SILVA - FIOCRUZ/IAM, GEORGE TADEU NUNES DINIZ - FIOCRUZ/IAM


Apresentação/Introdução
O Programa Mais Médicos- PMM é a aposta recente do governo brasileiro para concretizar a expansão da cobertura da Estratégia Saúde da Família-ESF. Contudo, além da expansão da cobertura, os atributos essenciais e derivados da APS são imprescindíveis para garantia da adesão e continuidade do cuidado, sobretudo para doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus que necessitam de serviços resolutivos.


Objetivos
Avaliar a qualidade do atendimento aos pacientes com diabetes mellitus – DM no Programa Mais Médicos no município de Goiana, Pernambuco.


Metodologia
Trata-se de uma avaliação de qualidade, com abordagem quantitativa, realizada entre novembro de 2016 e agosto de 2017, em Goiana, Pernambuco. A amostra é composta de 402 indivíduos com DM acompanhados pelas equipes do PMM. O instrumento utilizado foi o PCATool Brasil, versão adulto. Foram construídos escores para cada atributo e seus componentes, seguindo uma escala tipo Likert (0 a 10). As suposições de homogeneidade e normalidade das variáveis envolvidas foram avaliadas com os testes de Bartlett e Shapiro-Wilk e as medianas foram testadas utilizando os testes de Krukal-Wallis e Mann-Whitney respectivamente. As demais conclusões foram tomadas ao nível de significância de 5%.


Resultados
Serão apresentados resultados parciais do estudo. A maioria dos usuários era do sexo feminino (72,14%), entre 45 e 65 anos (49,87%), com ensino fundamental incompleto (47,76%), entre 5 e 10 anos de diagnóstico de DM (71,9%). Ao avaliar a qualidade da atenção a esses usuários observou-se que 56% dos atributos apresentaram mediana igual o inferior a 5,5 e o escore geral de qualidade foi 5,12. Entre os atributos essenciais, o que apresentou melhor qualidade foi o acesso de primeiro contato - utilização (10) e o pior foi acesso de primeiro contato – acessibilidade (5,22). Entre os derivados, orientação familiar apresentou escore 5,45 e orientação comunitária 4,7%.


Conclusões/Considerações
Achados semelhantes à literatura sobre a ESF, contudo, pelo alto investimento no PMM, esperava-se uma maior orientação para a APS, sobretudo quanto ao aprimoramento da acessibilidade. Apontam-se necessidades, como ampliação do horário de atendimento. Há também que se recuperar princípios fundantes da ESF, como a aproximação com a família e com a comunidade.

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