27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19b - Profissionais de saúde |
22933 - CONHECENDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL: EXPERIÊNCIA DE UM COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ANDREZA SIQUEIRA COSTA - UFBA, JAMILLI SILVA SANTOS - UFBA, RAVIVE BARBOSA FREIRE SILVÃO - UFBA, IANDRA RODRIGUES DA SILVA - IFPE, DAMIANA TEIXEIRA GOMES - IFPE
Período de Realização 01 de Novembro de 2017 à 31 de janeiro de 2018
Objeto da Experiência Atividades práticas do componente curricular Fundamentos do Cuidado de Enfermagem em Saúde Coletiva I da Escola de Enfermagem da UFBA.
Objetivos Conhecer e analisar a estrutura organizacional do sistema de Saúde do município de Salvador-BA, relacionando as vivências e os modelos de atenção à saúde.
Metodologia As visitas foram realizadas nos seguintes locais: Secretarias de saúde de Salvador e do estado da Bahia, Sede de Distrito Sanitário do município, e unidades de saúde do mesmo. As mesmas foram guiadas por um roteiro e conduzidas pelos responsáveis das referidas unidades. Posteriormente a cada visita, o grupo de discentes preparava e apresentava um relatório sobre a experiência, permitindo a discussão, intermediada pelos docentes da disciplina, sobre as experiências vivenciadas por cada grupo.
Resultados O sistema de saúde municipal organiza-se de forma hierarquizada, sendo o nível central (secretarias) responsável pela gestão do sistema e as unidades de saúde pelo cuidado direto aos usuários. O processo de trabalho das unidades privilegiava, ora o atendimento clínico sob a forma de consultas a agravos, ora o cuidado integral à saúde por meio de ações de promoção, prevenção e reabilitação à saúde. Podendo-se assim, perceber características dos diversos modelos de atenção à saúde.
Análise Crítica A gestão do sistema de saúde enfrenta dificuldades relacionadas à insuficiência de recursos. Quanto ao processo de trabalho nas Unidades Básicas percebeu-se a predominância de características do modelo biomédico. Na Saúde da Família as necessidades de saúde da população eram analisadas sob uma visão integral, aproximando-se do que é proposto pelo modelo de vigilância em Saúde, o qual mostra-se verdadeiramente mais eficaz, e nessa medida mais desafiador.
Conclusões e/ou Recomendações As visitas possibilitaram uma aproximação da realidade organizacional do sistema de saúde municipal, por meio do contato direto com suas diversas estruturas, com os trabalhadores que o compõem e com os usuários que o utilizam, sendo possível ainda comparar realidades distintas. Tal vivência ilustrou os conhecimentos adquiridos na literatura e permitiu consolidá-los com exemplos reais, instigando o aprofundamento e continuidade da aprendizagem.
|