Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19a - Acesso e acolhimento na Atenção Básica

28216 - DESAFIOS DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
MARIANA MONTEIRO PEREIRA - UECE, MOEMA ZARANZA DE SOUSA - ESP-CE, KELANNE LIMA DA SILVA - UFC, MYRLA SOARES AGUIAR - UECE, YARA PESSOA SOARES - UECE, RÉGIA CARLA NOGUEIRA TORRES GOMES - UECE


Período de Realização
O período do estudo corresponde a julho de 2016 a fevereiro de 2017.


Objeto da Experiência
Acolhimento à demanda espontânea nas unidades básicas de saúde da família (UBASF).


Objetivos
Relatar a experiência do acolhimento com classificação de risco dos usuários numa Unidade Básica de Saúde da família do município de Eusébio - CE, enfatizando a relevância do acolhimento como tecnologia, ferramenta fundamental e desafiadora no processo de trabalho em saúde.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, por meio da abordagem qualitativa. As informações foram coletadas através da observação participante e foram organizadas, descritas e discutidas com base na literatura pertinente ao tema a fim de relacionar a realidade estudada à bibliografia já existente.


Resultados
O estudo aponta que o acolhimento na ESF garante o acesso universal aos serviços de saúde, mas ainda apresenta inúmeros desafios tais como o aumento acelerado da demanda espontânea e consequente aumento da sobrecarga de trabalho, assim como tensão no profissional de saúde. Também houve avanços, como reconhecimento da importância do acolhimento pelos gestores, que estimularam a implantação do acolhimento nas demais UBASF do território.


Análise Crítica
Anteriormente, o atendimento à demanda espontânea era realizado por ordem de chegada e com um número restrito de fichas para consultas médicas. Com a implantação do acolhimento, os usuários que não estavam agendados eram encaminhados para a enfermeira da equipe, que fazia o acolhimento com classificação de risco. A demanda da UBASF cresceu vertiginosamente após a implantação do acolhimento, principalmente por ser a única com acolhimento implantado no município.


Conclusões e/ou Recomendações
A prática do acolhimento garante aos usuários um fundamento primário do SUS, o acesso universal aos serviços de saúde. A equipe de Saúde da Família da UBASF em foco inovou e se tornou um novo cenário em um território que predominantemente não tinha instituído essa prática em seu processo de trabalho, se caracterizando como referência para as demais equipes do território.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360